SENADOR PROPÕE CONFERÊNCIA SOBRE AGROEXTRATIVISMO



Ao registrar a realização de um encontro de representantes extrativistas de toda a Amazônia Legal, encerrado nesta quarta-feira (dia 8) em Brasília, o senador Júlio Eduardo (PV-AC) anunciou que, em parceria com a senadora licenciada Marina Silva (PT-AC), está propondo uma conferência nacional sobre agroextrativismo, cujo objetivo principal seria a busca de uma alternativa sustentável de desenvolvimento e inclusão social para a Amazônia.

Sobre o encontro encerrado nesta quarta-feira feira (dia 8), promovido pela Secretaria de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Júlio Eduardo destacou a participação de extrativistas, cientistas e técnicos governamentais que trabalharam na elaboração de um mapeamento das áreas de maior incidência da atividade extrativista na Amazônia.

Júlio Eduardo também elogiou a criação da reserva extrativista de Tarauacá, no Acre, e a redução, anunciada pelo ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, da taxa de juros do Programa de Desenvolvimento do Extrativismo (Prodez), de 5% para 0,5%. "Estamos vivendo um momento de transição muito importante para quem pensa um desenvolvimento inteligente, produtivo, social e ambientalmente justo para a Amazônia", afirmou o senador pelo Acre.

As iniciativas dos governos do Acre e do Amapá, e das prefeituras de Belém e Macapá, no sentido de adotar programas visando a sustentabilidade social, econômica e ambiental foram elogiadas por Júlio Eduardo. Ele acrescentou que cresce o número de vereadores, prefeitos e parlamentares federais que estão envolvidos na luta do desenvolvimento sustentável.

Na opinião do senador, o momento atual é de consolidar as conquistas já alcançadas, expandir as experiências locais transformadas em políticas públicas, criar novas reservas extrativistas, buscar a estabilidade de recursos orçamentários para a Amazônia Solidária e aprimorar o sistema de concessão de subsídios para que eles cheguem nas mãos dos seringueiros, coletadores de castanha e açaí, quebradeiras de coco e babaçu, e pescadores.

Em aparte, o senador Tião Viana (PT-AC) registrou que o governo do Acre vem demonstrando que é possível compatibilizar o desenvolvimento com a preservação ambiental. Já o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) falou da importância da realização do zoneamento econômico e ecológico da região Amazônica, "levando em conta que os que vivem na região sabem do que ela necessita".

08/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conferência da Juventude propõe debates sobre políticas públicas

Senador propõe imposto sobre grandes fortunas taxando patrimônio a partir de R$ 2,5 milhões

Senador Casagrande propõe que ministro da Defesa seja ouvido sobre 'preferência' da FAB por jatos suecos

Deputado propõe senador vitalício

Conferência do Meio Ambiente propõe fim dos lixões

Mauro Miranda propõe homenagem a ex-senador