Senador Casagrande propõe que ministro da Defesa seja ouvido sobre 'preferência' da FAB por jatos suecos



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) quer que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) ouça o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o processo de escolha da empresa que fornecerá 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB).

- Nós já tínhamos muitas dúvidas com relação à decisão [do presidente Luiz Inácio Lula da silva] pelos caças franceses. Naturalmente, as nossas dúvidas aumentam. Cabe ao Senado tentar esclarecer todas essas dúvidas. Queremos saber o que orientou a FAB em seu relatório e como o governo vai se posicionar em relação ao tema - justificou Casagrande.

O jornal Folha de São Paulo desta terça-feira (5) publicou matéria afirmando que o relatório técnico da FAB avaliando as aeronaves das três empresas participantes da concorrência teria classificado os caças da sueca Saab em primeiro lugar, seguidos pelos aviões da americana Boeing e, por último, pelas aeronaves da francesa Dassault. A aeronáutica divulgou nota nesta terça confirmando que o relatório já foi encerrado, mas que ainda não foi encaminhado ao Ministério da Defesa. Na nota, a FAB não revela as conclusões do relatório.

Em setembro de 2009, antes da conclusão do relatório, o presidente Luiz Lula chegou a anunciar a decisão de iniciar as negociações para a compra dos caças franceses Rafale, fabricados pela Dassault. Depois, o próprio governo negou que a decisão já tivesse sido tomada.

05/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon propõe que 2004 seja Ano de Defesa da Soberania Nacional sobre a Amazônia Brasileira

Suecos e franceses disputam preferência para seus aviões de combate

Demóstenes sugere que Cachoeira seja ouvido novamente

Alvaro Dias pede que Tuma Júnior seja ouvido na CCJ

Ana Amélia saúda compra de caças suecos, mas lamenta baixo investimento em defesa e tecnologia

SENADOR PROPÕE CONFERÊNCIA SOBRE AGROEXTRATIVISMO