Senadores aguardam chegada de Demóstenes
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) acaba de chegar à sala 2 da Ala Nilo Coelho. Com a chegada do parlamentar, o presidente do Conselho de Ética, Antonio Carlos Valadares deu início à reunião em que o parlamentar goiano apresentará oralmente sua defesa.
Demóstenes Torres é acusado de quebra de decoro parlamentar por manter estreitas relações com o contraventor Carlos Cachoeira, preso desde fevereiro sob a acusação de crimes como exploração de jogos ilegais e corrupção.
No seu relatório preliminar, Humberto Costa (PT-PE) sustenta que o senador goiano usou o mandato para atuar em favor dos interesses de Cachoeira. Demóstenes teria repassado informações privilegiadas ao bicheiro, além de ter defendido durante o seu mandato a legalização de jogos no país - ao contrário do que diz em sua defesa encaminhada ao conselho.
Humberto Costa aguarda apenas a defesa de Demóstenes para elaborar seu relatório final. Ele promete finalizar o trabalho até meados de junho, para ser votado nas comissões e chegar ao Plenário antes do recesso, marcado para iniciar no dia 17 de julho.
- A expectativa é que ele possa responder às indagações que o Senado e o Brasil deseja ouvir. Nós vamos trabalhar em torno da representação do PSOL, da própria defesa dele e dos fatos que são de conhecimento público – disse Humberto Costa ao chegar para a reunião.
Já o líder do PSDB no Senado, o senador paranaense Alvaro Dias, classificou de “missão impossível” a tarefa de Demóstenes no Conselho.
- Os fatos falam mais alto do que qualquer discurso que ele possa pronunciar no Conselho de Ética. Considero uma missão impossível – afirmou.
O advogado de Demóstenes, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakai, já adiantou que o parlamentar deve usar os primeiros 20 minutos da sessão para falar sobre sua atuação na vida pública, ficando, a seguir, à disposição para responder perguntas dos colegas.
Mais informações a seguir
29/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
(Flash) - Moradores de Juquitiba aguardam chegada do governador Geraldo Alckmin para entrega de mais
Senadores aguardam esclarecimentos de Roberto Teixeira
Senadores aguardam início da reunião da CMO no Ceará
Orçamento, MPs, royalties e FPE aguardam senadores após o Carnaval
Senadores aguardam em Plenário encerramento do prazo para que PLS 58/03 vá à Câmara
Senadores aguardam quórum para votar PEC Paralela dos Vereadores