Senadores aguardam esclarecimentos de Roberto Teixeira



A reunião da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) marcada para as 10h desta quarta-feira (18), com o objetivo de colher depoimentos destinados a esclarecer a venda da Varig à VarigLog, deverá contar apenas com a presença do advogado Roberto Teixeira. Os sócios brasileiros do fundo norte-americano Matlin Patterson, que comprou a VarigLog, também convidados para a reunião - Marco Antônio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel - não poderão comparecer. Eles deverão participar, em São Paulo, nesta quarta-feira, de julgamento na 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, em processo relacionado ao mesmo caso. Essa informação foi transmitida à CI, na noite desta terça-feira (17), pelos advogados dos três sócios.

O advogado Roberto Teixeira está sendo aguardado pelos integrantes da CI, embora ainda não tenha confirmado sua presença. O objetivo dos senadores da comissão é dar prosseguimento à apuração das denúncias de irregularidades no processo de compra e venda da Varig, em julho de 2006, envolvendo US$ 277 milhões. As denúncias, feitas pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, foram confirmadas por ela em reunião da CI na última quarta-feira (11), quando reafirmou que foi pressionada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a votar pela liberação da compra da Varig.

O advogado Roberto Teixeira, segundo as denúncias, teria atuado em nome do consórcio para convencer a Anac a dispensar os sócios brasileiros de apresentarem documentação comprovando capacidade econômico-financeira. Segundo Denise Abreu, Teixeira, auxiliado por sua filha Valeska, valeu-se do prestígio de que desfruta como compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pressionar o governo em favor do consórcio.

A reunião da CI será realizada na Sala 13 da Ala Alexandre Costa.



18/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores questionam influência de Roberto Teixeira na venda da Varig

Roberto Teixeira chega para depor na CI

Audi diz que não sabia da ligação de Roberto Teixeira com Lula

Roberto Teixeira depõe nesta quinta-feira

Agripino defende adiar depoimento do advogado Roberto Teixeira na CI

Contratação de Roberto Teixeira talvez "atenuasse hostilidades", diz Dantas