Senadores analisam relatório sobre custos do combate ao aquecimento global
A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realizará na próxima terça-feira (17) audiência pública com o objetivo de apresentar e avaliar o Projeto Lord Stern, que trata os custos do combate ao aquecimento global. O debate contará com a participação de Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).
O professor britânico Lord Nicholas Stern Brentford, ex-economista-chefe do Banco Mundial, é uma das maiores autoridades em aquecimento global no mundo. Seu estudo, apresentado em 2006, concluiu que sai mais barato enfrentar as causas das mudanças climáticas do que nada fazer contra o aquecimento mundial.
Segundo suas estimativas, se nada for feito para conter as emissões de carbono, o Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode ser reduzido em até 20% em 50 anos. Stern calculou que os governos precisam gastar US$ 400 bilhões em iniciativas verdes para cumprir com os cortes necessários de emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com ele, somente com gastos centrados em tecnologias com baixas emissões de carbono o mundo escapará às perspectivas de intensificação das emissões por muitos anos à frente, e de, "assim, ter de gastar muito mais no futuro para trazê-las de volta para níveis seguros".
O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelos deputados Antonio Palocci (PT-SP) e Colbert Martins (PMDB-BA). O evento acontecerá no plenário 13 da ala Senador Alexandre Costa, a partir das 14h30.
Raissa Abreu / Agência Senado
Tião Viana lamenta decisão de Estados Unidos e China sobre clima
13/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores participam de seminário sobre o aquecimento global
Relatório da ONU sobre aquecimento global prevê futuro dramático, alerta Simon
Reunião em Bali traça mapa de combate ao aquecimento global
Sérgio Souza espera que COP-18 avance no combate ao aquecimento global
Brasil, África do Sul, Índia e China debatem combate ao aquecimento global
Papaléo defende discussão de soluções para o combate ao aquecimento global