Brasil, África do Sul, Índia e China debatem combate ao aquecimento global
Começou, na manhã deste domingo (25), no Rio de Janeiro, a reunião de ministros de Meio Ambiente dos países que integram o grupo Basic, formado por Brasil, África do Sul, Índia e China. O encontro dá prosseguimento à reunião de especialistas e negociadores para debater, principalmente, formas de conter o aquecimento global.
Os quatro países pretendem encontrar critérios para estabelecer o volume máximo de emissão de gases-estufa por cada um deles. O Brasil reconhece que 2º C é o máximo que pode haver de aumento da temperatura média do planeta em relação ao período pré-industrial. Isso significa que esse limite não poderia ser ultrapassado. No entanto, o aumento da concentração de gases na atmosfera tem favorecido o aquecimento.
A Índia, por exemplo, tem uma proposta baseada nas emissões per capita e gostaria que fosse adotada pelo Basic nas negociações da Convenção do Clima. As emissões per capita do Brasil não são altas, pois a matriz energética brasileira tem alto percentual de energia renovável e a redução do desmatamento também contribui para diminuí-las. O País seria mais beneficiado, e o mundo como um todo, com regras que levassem em conta mais do que um critério.
Os japoneses preferem critérios que levem em consideração a intensidade de emissões do PIB. A África do Sul, por sua vez, propõe um modelo que inclui outros critérios, como nível de desenvolvimento, contribuições históricas, entre outros.O Brasil elaborou a proposta da responsabilidade histórica que parte do princípio do "poluidor pagador". Nela, os países que emitiram durante anos e provocaram a situação atual deveriam ser responsabilizados e sujeitos a reduzir suas emissões, sem exigir que os países que começaram a se desenvolver agora tenham de limitar suas emissões. A próxima reunião do Basic será em outubro, na China.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Saiba mais sobre mudanças climáticas no Portal Brasil.
04/08/2010 23:50
Artigos Relacionados
Brasil deve conhecer mais sobre China, Índia e África do Sul, recomendam especialistas
CRE debate política externa de China, Índia e África do Sul
Parlamentares alemães e brasileiros debatem etanol e aquecimento global
Reunião em Bali traça mapa de combate ao aquecimento global
Sérgio Souza espera que COP-18 avance no combate ao aquecimento global
Senadores analisam relatório sobre custos do combate ao aquecimento global