Senadores aplaudem lançamento de pacto pela infância



Durante sessão especial do Senado de lançamento oficial do 1º Pacto Global pela Cidadania da Infância, nesta quinta-feira (20), o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) conclamou a sociedade a lutar por melhores dias para os jovens brasileiros, o que inclui educação com qualidade, uma boa alimentação e plena assistência à saúde, entre outros quesitos.

- O objetivo do Primeiro Pacto Global pela Cidadania da Infância é resgatar o sentido humanista da infância - resumiu.

Perillo disse ainda que o pacto - que, informou, foi articulado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves - "coloca a Casa à frente da luta por melhores dias para as nossas crianças".

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) aproveitou a oportunidade para voltar a pedir uma educação de base com qualidade, destinada a atender todas as crianças do país. Para ele, sem prioridade para a educação, incluindo também o ensino médio, o país continuará a ser desigual e violento. Cristovam entende que o pacto pela infância representa um dos primeiros passos para que o país possa reverter a pirâmide da desigualdade social.

Já o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) enalteceu o compromisso assumido pelo Senado de ser signatário do pacto que, notou, espelha uma série de condutas em prol da promoção do exercício da cidadania na infância pelas crianças entre seis e 13 anos de idade. Zambiasi também defendeu a adoção de políticas públicas de apoio à juventude, como educação de qualidade, lazer e entretenimento, a fim de que os jovens tenham uma vida saudável.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) foi claro: investir nas crianças é investir no futuro do país. Para ele, se o país quer ter, mais tarde, homens e mulheres com cidadania consciente e exigente, é necessário que os jovens tenham todos os meios para que possam crescer com qualidade de vida.

Pela liderança do PSOL, o senador José Nery (PA) disse que não é possível tratar a infância de forma isolada, mas sim com ações articuladas entre a União, os estados e os municípios. A seu ver, as crianças têm que ter prioridade absoluta. Por isso, defendeu a criação de uma rede de proteção social para os jovens.

Os senadores Paulo Duque (PMDB-RJ) e Romeu Tuma (PTB-SP) também enalteceram a pacto pela cidadania da infância.



20/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vai homenagear PUC-MG e celebrar lançamento do Pacto Global pela Cidadania da Infância

Senadores lançam 1º Pacto Global pela Cidadania da Infância

Sessão especial lança pacto pela cidadania da infância

Sessão especial do Senado lança 1º Pacto Global pela Cidadania da Infância

Romero Jucá destaca lançamento do Pacto Nacional pela Saúde

Senadores aplaudem Maurício Corrêa, que se aposenta no STF