Senadores aplaudem Maurício Corrêa, que se aposenta no STF



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, foi saudado em Plenário por sua aposentadoria compulsória, que ocorrerá ainda nesta semana. Ex-senador, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (sessão Distrito Federal) e ex-ministro da Justiça no governo Itamar Franco, Maurício Corrêa foi lembrado como um ministro do Supremo que lutou pela independência dos Poderes da República.

Arthur Virgílio (PSDB-AM) sustentou que Corrêa defendeu o Judiciário "sem defender o corporativismo do Judiciário", lembrando entrevista que ele concedeu a um jornal no final da semana, quando disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer a CPI dos Bingos com receio de que ela atinja pessoas do governo.

Para o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Maurício Corrêa sempre agiu "com coragem e bravura" e merece do Senado "os melhores adjetivos".

- Se alguma vez ele se excedeu, foi por amor ao Judiciário.

Elogiaram ainda o presidente do Supremo os senadores Hélio Costa (PMDB-MG), Jefferson Péres (PDT-AM), Alvaro Dias (PSDB-PR), José Agripino (PFL-RN) e José Jorge (PFL-PE). José Jorge, relator da reforma do Judiciário no Senado, destacou as opiniões do ministro na reforma.

O senador Antonio Carlos Magalhães apresentou requerimento de pesar pela morte do ex-ministro da Agricultura, ex-deputado e ex-senador baiano Eduardo Catalão, ocorrida no último sábado, aos 92 anos.



04/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova voto de aplauso a Maurício Corrêa

Paulo Octávio homenageia Maurício Corrêa

Sarney oferece jantar de despedida a Maurício Corrêa

CCJ debate com Maurício Corrêa limite de vereadores por município

Morre o ex-senador e ex-presidente do Supremo Maurício Corrêa

Sarney e Maurício Corrêa abrem curso de Controle de Constitucionalidade