Senadores apóiam substitutivo de Sérgio Guerra à MP 272/05
Mesmo confessando que preferia votar no texto proveniente da Câmara (da MP 272/05), o senador José Sarney (PMDB-AP) manifestou seu apoio ao substitutivo do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), que transformou a MP no projeto de lei de conversão (PLV) 3/06. Sarney elogiou a capacidade de Sérgio Guerra "na busca do entendimento" e destacou a importância da Geap para os servidores públicos, "sobretudo os mais pobres". Já o senador Tião Viana (PT-AC) declarou que a aprovação da matéria implicará a definição de um marco legal para os planos e programas de saúde, assistência social e previdência complementar dos servidores públicos federais
O líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), disse que o texto aprovado pelo Senado corrigiu algumas distorções contidas na MP 272/05, como a que se refere à questão do reembolso - o substitutivo de Sérgio Guerra limitou o reembolso apenas aos casos em que a Geap não oferece mesmo serviço.
Para o senador Mão Santa (PMDB-PI), a Geap "é o plano de saúde mais sério existente no mercado". Ele revelou que toda a sua família está associada à Geap. E Romero Jucá (PMDB-RR) destacou a necessidade de valorização da Geap "pela sua importância para os servidores públicos".
Já o senador José Agripino (PFL-RN) elogiou o relator Sérgio Guerra por ter transformado, na sua avaliação, um texto que era "invotável" quinze dias atrás em um substitutivo que obteve consenso entre os senadores e que agradou a maioria dos servidores públicos federais. Sua opinião foi compartilhada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), para quem a solução dada por Sérgio Guerra para a questão da prestação de serviços de saúde aos servidores públicos foi a melhor que se podia apresentar. Virgílio disse que a proposta de Guerra protege os pequenos servidores públicos e, ao mesmo tempo, prepara a transição para o momento em que será adotada a licitação na escolha dos serviços prestados nessa área.
Para Romeu Tuma (PFL-SP), a valorização da profissão de perito, incluída no texto do PLV 3/06, acabará com as constantes greves da categoria e resolverá o problema de vários servidores que há meses esperam o resultado de uma perícia médica para requerer sua aposentadoria.11/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores destacam compromisso de Sérgio Guerra com o diálogo e a conciliação
Sérgio Guerra sugere comissão de senadores para resolver a crise; integrantes da Mesa protestam
Diplomatas apóiam posição do governo contrária à guerra
Jucá diz que empresários e trabalhadores apoiam projeto contra a 'guerra fiscal'
BENEDITA APÓIA SUBSTITUTIVO DE ALCÂNTARA SOBRE GUERRA FISCAL
Sérgio Guerra diz que denúncias são inconsistentes