Senadores aprovam acordo de defesa entre Brasil e Chile



O Plenário do Senado aprovou projeto de decreto legislativo (PDS 719/09) que homologa um acordo assinado há quase um ano entre o Brasil e o Chile sobre cooperação em matéria de defesa. Com nove artigos, o acordo estabelece regras gerais para cooperação nessa área, incluindo intercâmbio de conhecimentos, experiências, instrutores e estudantes de instituições militares e informação nas áreas de ciência e tecnologia.

Haverá também visitas a aeronaves e navios militares, eventos culturais e desportivos, além de cooperação em outras áreas que possam ser de interesse comum à defesa dos dois países. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou que o acordo dispõe ainda sobre questões relacionadas às responsabilidades financeiras, disciplina e segurança da informação.

Os representantes dos dois países deverão também realizar conferências, simpósios e reuniões para trocar experiências nesse setor. Voto favorável do relator, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O acordo foi assinado em Santiago, em 3 de dezembro de 2007.

Mozarildo destacou em seu voto que os dois países têm Forças Armadas profissionais e bem capacitadas e a troca de informações e os exercícios conjuntos deverão contribuir para o seu aperfeiçoamento. "O acordo é instrumento benéfico para as boas relações internacionais do Brasil e implicará benefícios diretos a nosso projeto nacional de defesa", afirmou o senador.



18/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aprovam acordo entre Brasil e Barbados

Senadores aprovam texto de acordo de cooperação técnica entre Brasil e OEA

Senadores aprovam acordo entre Brasil e EUA sobre transporte marítimo

Acordo entre Brasil e EUA beneficiará defesa e tecnologia

Aprovado acordo entre Brasil e Equador na área da defesa

Aprovado acordo que amplia cooperação entre Brasil e França na área de defesa