Senadores aprovam indicação para embaixador na Holanda



O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), a indicação presidencial do diplomata Piragibe dos Santos Tarragô para ocupar o posto de embaixador do Brasil na Holanda. Foram 44 votos favoráveis, sete contrários e duas abstenções.

VEJA MAIS

Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na semana passada, Piragibe prometeu trabalhar em prol dos interesses nacionais, buscando maior aproximação entre Holanda e Brasil em áreas como comércio, turismo, cooperação tecnológica e educacional. Ele também disse que vai atuar na promoção da cultura brasileira e lembrou os laços históricos do Brasil com os holandeses.

- É um país pequeno, mas grande em dimensões econômicas, com renda per capita próxima à dos Estados Unidos – disse Piragibe na ocasião.

O diplomata informou que imigrantes e refugiados políticos têm provocado uma crescente tensão na Holanda, principalmente de parte de grupos de extrema direita. Piragibe informou que, nas relações internacionais, a Holanda enfatiza os direitos humanos, a democracia e o desarmamento, entre outros princípios. Na América Latina, o Brasil é considerado parceiro prioritário para a Holanda - que é o quinto maior parceiro comercial do Brasil. Assim, explicou o diplomata, a relação com o Brasil tem significativa importância. Ele acrescentou que a Holanda enfrenta grave crise econômica, com expectativa de crescimento nulo para 2013.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES APROVAM INDICAÇÃO DO NOVO EMBAIXADOR NA MALÁSIA

Senadores aprovam indicação de Delaíde Arantes, ex-doméstica, para vaga no TST

Senadores votam indicação para embaixador na Jamaica

Senadores aprovam indicação de Roberto Tadeu Antunes Fernandes para diretoria da CVM

Senadores da CRE aprovam Fausto Godoy como novo embaixador do Brasil no Paquistão

Senadores analisam indicação de novo embaixador do Brasil na Indonésia