Senadores da CRE aprovam Fausto Godoy como novo embaixador do Brasil no Paquistão



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (18) parecer do senador João Capiberibe (PSB-AP) favorável à indicação de Fausto Martha Godoy para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Paquistão. Fausto Godoy teve o nome aprovado por unanimidade e recebeu 12 votos favoráveis. A indicação será agora examinado pelo Plenário do Senado.

Godoy foi sabatinado pelos senadores em sessão secreta. Mas, em sua apresentação anterior, afirmou que a indicação para ocupar o cargo no Paquistão representa um trabalho difícil, porém estimulante. "É o coroamento de um projeto de carreira", afirmou o embaixador que já atuou em países da Europa, na Argentina, Índia, Estados Unidos, China e Japão. Ele destacou que o Paquistão é um país com configuração política complexa e que hoje é um dos berços do fundamentalismo islâmico.

Sobre as relações internacionais, o embaixador destacou a questão nuclear, ameaça que permeia as relações entre Paquistão e Índia. Com o Brasil, o Paquistão tem relações "corretas" que refletem o distanciamento que ambos enfrentam. "Se olharmos o tamanho do Brasil e do Paquistão, veremos que as trocas comerciais entre ambos são muito reduzidas", afirmou. O embaixador acredita que uma aproximação comercial com o Paquistão pode ser benéfica para os dois países. Um dos campos mais promissores, apontou o embaixador, é o comércio de açúcar.



18/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES APROVAM INDICAÇÃO DO NOVO EMBAIXADOR NA MALÁSIA

Senadores analisam indicação de novo embaixador do Brasil na Indonésia

Senadores aprovam indicação para embaixador na Holanda

Senadores aprovam MP da Defesa Civil depois de governo prometer novo marco regulatório

Senadores condenam embargo a Cuba ao aprovarem novo embaixador em Havana

Senado aprova Marcelo Jardim como embaixador do Brasil na Turquia