Senadores aprovam realização de debate sobre planos de saúde



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai discutir os planos de saúde, juntamente com a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Requerimento com essa finalidade, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado nesta quarta-feira (27) pela CDH.

Serão convidados para o debate representantes de planos de saúde, bem como da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Paim informou que decidiu pedir a reunião porque vem recebendo denúncias sobre a ineficiência de planos de saúde. O senador disse ainda que esses planos não oferecem serviços de saúde de qualidade.

Paim informou que, apesar de as pessoas pagarem mensalidades de planos de saúde que chegam a R$ 700, enfrentam demora para serem atendidas, hospitalizadas ou mesmo para realizarem exames simples. O senador atribuiu a ineficiência dos planos de saúde ao excesso de burocracia e disse que "alguém tem de responder" pelos problemas enfrentados pelos usuários.

Segundo informações do senador Flávio Arns (PT-PR), 50 milhões de brasileiros pagam planos de saúde. Na opinião do parlamentar, a audiência pública poderá apresentar sugestões para o aprimoramento desses serviços.

A CDH também aprovou requerimento de audiência pública apresentado pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP) com a finalidade de debater a atuação dos conselhos tutelares. O senador sugeriu que participem dessa discussão representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), do Ministério Público Federal e de associações representativas de crianças e adolescentes.

Na mesma reunião, Paim defendeu a realização de uma outra audiência pública na CDH, desta vez para discutir o papel do teólogo e da Teologia nos movimentos sociais. A comissão aprovou requerimento para a promoção desse debate, mas ainda não definiu nem os convidados nem a data do encontro.



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores da CDH aprovam debate sobre voto aberto

Senadores aprovam proposta de política de orientação sobre efeitos danosos da exposição ao sol à saúde

CAS abre debate sobre planos de saúde

CAS AMPLIA DEBATE SOBRE PLANOS DE SAÚDE

CAS ABRE DEBATE SOBRE PLANOS DE SAÚDE

Senadores aprovam debate sobre política pública para tratamento de queimaduras e reabilitação de pessoas queimadas