Senadores celebram os 100 anos da Universidade Federal do Amazonas



Autor do requerimento para realização da sessão especial em comemoração aos 100 anos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o senador Jefferson Praia (PDT-AM) lembrou o idealismo, a fé no futuro, o amor ao saber, à ciência e à cultura que serviram de impulso aos fundadores da primeira instituição universitária brasileira. A Ufam foi fundada em 17 de janeiro de 1909, então com o nome deEscola Universitária Livre de Manaos.

- Desde aqueles primórdios, evidenciou-se o compromisso da instituição com a comunidade e, sobretudo, com o progresso social e econômico do interior do estado - frisou o parlamentar.

Jefferson Praia recordou que concorreram para a criação "as forças vivas da sociedade amazonense", do "simples cidadão ao mais próspero seringalista". O parlamentar pelo Amazonas referiu-se à determinação dos amazonenses em um período crítico da existência da universidade que, após 36 anos foi extinta, tendo sido recriada por iniciativa do senador Arthur Virgílio Filho, por meio da Lei 4.069-A.

Já o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), na presidência dos trabalhos, recordou, por sua vez o momento econômico vivido pelo estado quando da fundação da universidade. Na época, registrou o senador, o estado era um dos mais prósperos do país devido à exploração da borracha, ainda que pagando um alto preço, dadas as condições dos trabalhadores na época. E seria dessa prosperidade, observou, que sairia a primeira universidade.

O líder do PSDB salientou que, com o renascimento da Ufam, seu pai, o deputado federal e senador Arthur Virgílio Filho, teria obtido a vitória de federalizar aquela universidade, tendo-lhe deixado como herança a disposição de lutar pela Amazônia.

Sarney parabeniza amazonenses

O presidente da Casa, senador José Sarney, enalteceu a iniciativa da sessão especial em homenagem à universidade amazonense ao senador Jefferson Praia e à bancada amazonense no Senado. Manifestou, como os demais parlamentares que o antecederam, seu apreço pela Ufam.

- O mundo do futuro não será constituído de nações pequenas ou grandes, mas de nações que dominem conhecimentos. É isso que faz do Amazonas há cem anos, dos que lá nasceram e sonharam e por lá passaram para trabalhar de forma tão significativa pela educação dopovo amazonense - disse.

João Pedro (PT-AM) destacou que a universidade tem um compromisso de ir além das fronteiras e enxergar a Amazônia, além de sua parte brasileira, com um "olhar panamericano" que englobaria a Amazônia peruana, colombiana e equatoriana.

- Só vamos dominar a Amazônia pelo caminho do conhecimento e da pesquisa, e essa instituição que hoje completa 100 anos tem esse compromisso com a Pan-Amazônia, com os povos indígenas, com os saberes das populações tradicionais, com a diversidade cultural, com a água, lagos, florestas - afirmou.

O senador João Pedro recordou ainda a participação de servidores e professores no debate da universidade pública no Brasil e na consolidação da universidade na região. Elogiou, em especial, o processo de eleição da atual reitora, Márcia Perallis Mendes da Silva, que contou com a participação de 30 mil pessoas.

Em aparte ao deputado Francisco Graziano (PSDB-SP), o líder do DEM, senador José Agripino Maia apontou a necessidade de ressaltar o papel da Ufam na luta pela preservação da floresta e em defesa da biodiversidade. Ao mencionar seu orgulho do pólo industrial da Zona Franca de Manaus, Agripino insistiu no importante papel desempenhado pela universidade.

- Sem a universidade, esse pólo não se sustenta e a defesa da floresta fica frágil - admitiu.

Também celebraram os 100 anos da Ufam os deputados Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); Francisco Praciano (PT-AM) e Lupércio Ramos (PMDB-AM). Integraram a mesa, o atual reitor da Ufam, Hindemberg Frota, e a reitora eleita, Márcia Perales Mendes da Silva; Miriam Cristiano Maia Gonçalves, reitora da Universidade Euroamericana (Unieuro), a deputada Vanessa Grazziotin; e Osair Medeiros de Souza, pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Amazonas.



14/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores celebram 100 anos de fundação da Universidade Federal do Amazonas

Senadores celebram 15 anos da Universidade Católica de Brasília

Arthur Virgílio homenageia Universidade Federal do Amazonas

Senadores celebram 120 anos da proclamação da República

Senadores celebram os 60 anos da Associação dos Magistrados

Cabral quer o nome "Federal" para a Universidade do Amazonas