Senadores celebram 100 anos de fundação da Universidade Federal do Amazonas



Acaba de ter início a sessão especial em homenagem à Universidade Federal do Amazonas, a requerimento do senador Jefferson Praia (PDT-AM).

Fundada em 1909, foi a primeira universidade brasileira, chamada inicialmente de Escola Universitária Livre de Manáos e, mais tarde, denominada Universidade de Manáos. Seu pioneirismo seria reconhecido, conforme texto do requerimento, pelo livro Guiness de recordes em 1995.

O requerimento relata que, após ter sido desmantelada em cursos isolados, a universidade foi refundada em 1962, por força da lei federal 4.069-A, por iniciativa do senador Arthur Virgílio Filho. Na ocasião, rebatizada com o nome de Universidade do Amazonas, reintegrou as instituições que funcionavam de modo isolado no estado. Em junho de 2002, ainda de acordo com o texto, passou a ser denominada Universidade Federal do Amazonas.

Cursos

Jefferson Praia explicita, no requerimento, a dimensão da Ufam que, atualmente, oferece 51 cursos de graduação e 19 de pós-graduação em nível de mestrado, sendo 13 credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um em nível de doutorado e cerca de 30 na modalidade lato sensu. Dos 766 professores que atuam nas 11 unidades acadêmicas, 218 são doutores, 344 são mestres, 119, especialistas, e 85, graduados. Em 2003, aUniversidade possuía regularmente matriculados 20,5 mil alunos nas áreas de graduação e pós-graduação.

Mais informações a seguir



14/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores celebram os 100 anos da Universidade Federal do Amazonas

Senadores celebram 15 anos da Universidade Católica de Brasília

SENADORES CELEBRAM CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Arthur Virgílio homenageia Universidade Federal do Amazonas

Senadores celebram 120 anos da proclamação da República

Senadores celebram os 60 anos da Associação dos Magistrados