Senadores chegam a acordo para debater a constitucionalidade de uniformização de alíquotas do ICMS



Matéria alterada às 17h12

Em resposta a requerimento do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse, nesta quarta-feira (7), não ser possível realizar mais uma audiência pública – já há duas agendadas- para instruir a votação de projeto de resolução do Senado (PRS 72/11) que uniformiza as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior. Os dois debates estão marcados para os dias 20 e 22 de março.

Relator da matéria, Ferraço gostaria de ver a questão analisada não só da perspectiva econômica, mas também com relação à sua constitucionalidade. Após entendimento com Eunício - que recusou o pedido para não atrasar a votação do PRS 72/11 -, o senador pelo Espírito Santo concordou em substituir alguns convidados pelos juristas e Roque Carraza. O acordo teve o apoio do senador Armando Monteiro (PTB-PE), que defende a aprovação do projeto.

Os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO),  Pedro Taques (PDT-MT) e Luiz Henrique (PMDB-SC) fizeram ponderações sobre a possibilidade legal de as medidas contidas no PRS 72/11 serem baixadas por meio de resolução do Senado. Segundo Demóstenes, a Constituição Federal exigiria sua regulamentação por meio de lei complementar.

Reunião

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), é autor do projeto e informou que, antes da primeira audiência pública, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá se reunir com governadores e parlamentares do Espírito Santo, de Santa Catarina e de Goiás – estados que devem perder arrecadação com a uniformização do ICMS- para discutir compensações e saídas econômicas para enfrentar uma eventual redução de receita.

O senador Magno Malta (PR-ES) acredita que o governo federal está decidido a implementar essas medidas, não havendo, portanto, outra saída para os estados prejudicados fora das políticas compensatórias. Já a senadora Marta Suplicy (PT-SP) avalia que esta matéria não deveria ser analisada isoladamente pelo Senado, mas ao lado de outras demandas em tramitação que interferem no pacto federativo. Esse alerta recebeu o apoio de Ferraço.

- O Senado está com uma pauta de assuntos federativos, mas está tratando temas de forma fatiada. É preciso ver a conseqüência econômica das medidas em cada estado. Se continuarmos debatendo de maneira isolada, poderemos produzir consequências severas para os estados federados – alertou o relator do PRS 72/11.

Apesar de se solidarizar com o drama vivido por estados importadores e exportadores, Eunício não vê alternativa a não ser a busca por novas condições de investimento para compensar futuras perdas de arrecadação. Essa compreensão foi externada momentos antes da reunião da CCJ desta quarta-feira (7), segundo acrescentou, ao ministro Guido Mantega.

- Vivemos uma crise mundial e o Brasil não obteve o crescimento que se desejou – argumentou Eunício.

Direitos dos contribuintes

Em seguida, a CCJ aprovou requerimento do senador Armando Monteiro (PTB-PE) para realização de audiência pública destinada a instruir a votação do PLS 298/11 – Complementar, que estabelece normas gerais sobre direitos e garantias do contribuinte. A lista de participantes inclui, entre outros, o jurista Ives Gandra; o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto; e o presidente do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon) de São Paulo, Márcio Olívio Fernandes da Costa.

- Pedimos que todos esses projetos sejam suspensos temporariamente até a conclusão da CPI, para que a gente veja o que é possível alterar ou não na legislação vigente – explicou Ana Rita, que também contou com o apoio do senador Magno Malta (PR-ES), relator da matéria.

 

Simone Franco



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem debate sobre constitucionalidade de uniformização de alíquotas do ICMS

Wellington Dias elogia uniformização das alíquotas do ICMS sobre importados

Jucá faz apelo por debate ainda em março sobre uniformização de alíquotas do ICMS

Vídeo | Senadores veem dificuldade em proposta de alíquotas diferenciadas para o ICMS

Para empresários, uniformização de ICMS sobre importados fortalece indústria nacional

Senadores chegam a acordo sobre pontos da reforma eleitoral