Senadores cobram votação de proposta que acaba com aposentadoria como punição para juiz



Em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (24), três senadores pediram a aprovação, o mais rápido possível, de proposta que acaba com a aposentadoria como medida punitiva aplicada a juízes que tenham tido procedimento incompatível com o decoro de suas funções, recebido contribuições ilegais ou contrariado proibições previstas na Constituição. A matéria, aprovada na CCJ em dezembro de 2009, está na pauta do Plenário.

Autora da matéria (PEC 89/03), a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) informou ter preparado requerimento para que os líderes partidários assinem a quebra de todos os prazos regimentais a fim de que a PEC, apresentada em 2003 e que levou quase seis anos para ser aprovada na CCJ, seja logo votada em Plenário.

- Imaginar que uma aposentadoria de vinte e cinco mil reais seja penalidade é algo que não podemos admitir. Se o juiz foi pego, se comprovadamente cometeu falcatrua, se está envolvido em algum crime, não tem legitimidade para continuar à frente de cargo no Judiciário e não pode ser punido com a aposentadoria compulsória - disse ainda a autora da proposta.

O primeiro senador a falar sobre o assunto foi Renato Casagrande (PSB-ES). Segundo ele, todo o esforço de aperfeiçoamento do Poder Judiciário e de punição de juízes que cometeram irregularidades fica prejudicado porque a punição aplicável é a aposentadoria compulsória. Para Casagrande, a aprovação da PEC fará com que as decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o trabalho feito em diversos tribunais de justiça e comarcas deste país tenham respaldo da sociedade.

- Do jeito que está, há grande movimentação, mas a punição acaba por ser um prêmio - acrescentou Casagrande.

Em apoio à PEC, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou que na terça-feira (23) o CNJ mandou para a aposentadoria sete juízes e três desembargadores em Mato Grosso.

- É importantíssimo que se aprove logo esta proposta - opinou Serys.

A PEC recebeu substitutivo da CCJ, elaborado pelo presidente da comissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores cobram punição dos responsáveis pela morte de cinegrafista

Senadores vão examinar proposta que acaba com o voto obrigatório, pronta para exame na CCJ

Proposta que acaba com voto obrigatório divide senadores na CCJ

Senadores cobram votação de projeto de suplementação orçamentária aos municípios

Em homenagem aos idosos, senadores cobram votação de projetos em favor de aposentados

CCJ adia votação de proposta que trata da aposentadoria integral de juízes