Senadores destacam as qualidades de Jefferson Péres



Durante a sessão especial do Senado desta terça-feira (17) destinada a homenagear a memória do senador Jefferson Péres, falecido no último dia 23 de maio, o senador Marco Maciel (DEM-PE) disse que Jefferson era "um modelo de homem público", que sempre pautou a sua vida levando em conta a prudência, a habilidade política e a perseverança na concretização de suas idéias.

Para Marco Maciel, o texto conciso e o uso da palavra de modo preciso tornavam ainda mais claras as idéias defendidas por Jefferson. O parlamentar pernambucano destacou a firmeza das convicções do homenageado e disse ele foi um "exemplo de civismo e de dedicação à causa pública que deve ser seguido pelas novas gerações".

Em nome do PT, o senador João Pedro (AM) enalteceu a atuação de Jefferson Péres na defesa da Amazônia e de sua população. Disse que Jefferson era um exemplo de homem público e que a sua palavra "tinha peso" em qualquer discussão no Senado. Ele também destacou a maneira pela qual Jefferson Péres combatia a corrupção e a impunidade.

João Pedro informou que apresentou projeto de resolução denominando "Sala Senador Jefferson Péres" o local onde se reúnem as comissões parlamentares de inquérito (CPIs) -a sala 2 da Ala Nilo Coelho, no Anexo II do Senado.

Pela liderança da Minoria, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) colocou em relevo a "intransigente" defesa do interesse público feita por Jefferson Péres visando a um país melhor, bem como a lucidez dele na defesa "apaixonada e realista" da Amazônia.

- Perdemos um colega de grande talento, seriedade e dignidade - resumiu Flexa Ribeiro, para quem Jefferson Péres foi uma figura de rara qualidade e um senador ímpar no pensar e no proceder.

Consciência crítica

Já o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) frisou que Jefferson Péres "tornou-se a consciência crítica do Senado". Destacou o espírito público do homenageado e afirmou que a perda do senador ainda é muito sentida no Senado.

- Ele foi um exemplo de ética na política e o seu nome já está inscrito na História do Brasil - concluiu Antonio Carlos Júnior.

Em nome do Democratas, o senador José Agripino (RN) reconheceu que a morte de Jefferson Péres pegou a todos de surpresa e que o Senado sentirá a ausência do homenageado, já que ele era "uma referência". Disse que se orgulhava da amizade que mantinha com Jefferson e que ele sempre foi " um companheiro de virtudes políticas".

A senadora Marina Silva (PT-AC) lembrou que Jefferson era um homem público ético e de qualidades morais reconhecidas por todos, e que o discurso dele convencia. Reconheceu também outra qualidade do senador: a de se convencer diante de argumentosconvincentes.

Outro senador a ocupar a tribuna para homenagear Jefferson Péres foi o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que destacou uma faceta de do homenageado considerada por ele como peculiar: a ojeriza à demagogia.



17/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores destacam qualidades de Hugo Napoleão

Senadores destacam qualidades de Lúcio Alcântara

DEPUTADOS DESTACAM QUALIDADES DE LUÍS EDUARDO

Senadores da oposição anunciam voto a favor do relatório de Jefferson Péres

Senadores aprovam requerimento de profundo pesar pela morte de Jefferson Péres

Arthur Virgílio presta solidariedade a Jefferson Péres e recebe o apoio de dez senadores