Senadores destacam importância de debater regras para valorizar produção cultural do país
Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (4) pela Subcomissão de Cinema, Teatro, Música e Comunicação Social e pela Comissão de Educação, à qual é vinculada, para debater o projeto de lei 280/07, que trata da produção de conteúdo brasileiro para distribuição eletrônica e restringe a produção de conteúdo nacional por estrangeiros, os senadores Flávio Arns (PT-PR) e Marisa Serrano (PSDB-MS) destacaram a importância de discutir projetos como esse. Ambos são autores do requerimento que determinou a realização da audiência pública.
Arns externou também sua preocupação com a necessidade de incentivo e valorização das produções locais e regionais, algo não previsto no projeto em questão. Marisa Serrano, por sua vez, lembrou que a criação de uma TV estatal pelo governo federal não será debatida pela sociedade, uma vez que virá para o Congresso Nacional na forma de uma medida provisória.
- Se ouvirmos mais, vamos nos preparar mais, e é possível que erremos menos. Com a globalização é difícil falar em nacionalismo. Não podemos restringir a criação, produção, comercialização do que é importante ao povo brasileiro. Não dá para restringir liberdade - afirmou.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) acredita não ser possível "frear a entrada do capital estrangeiro" para a produção de conteúdo nacional, assim como não é mais possível impedir a criação de conteúdo brasileiro gerado em outros países, uma vez que as tecnologias estão propiciando um processo de integração.
- Leis como essa não vão durar muito, mas é preciso proteger o patrimônio nacional. É necessário proteger empresas e produção cultural que sirvam a um projeto de impedir que a cultura brasileira se dilua, embora a nossa cultura tenha que ser cada vez mais aberta às outras - disse Cristovam.
O senador também lamentou não terem sido ouvidos na audiência pública representantes dos consumidores para saber efetivamente o que os telespectadores brasileiros querem assistir na TV. Para Cristovam, pode ser que a proteção ao patrimônio nacional "seja uma mania de uma geração antiga". Ele sugeriu a realização de uma audiência interativa, em que os telespectadores pudessem dar suas opiniões.
04/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Debatedores destacam importância da inovação tecnológica na produção agrícola
Senadores destacam importância de mototaxistas e 'motoboys' para as pequenas e médias cidades
Debatedores destacam importância de dados mais precisos para desenvolver turismo no país
Senadores destacam importância estratégica da CCT
Senadores destacam importância do controle da inflação
Senadores destacam importância de combate à falsificação de medicamentos