Senadores destacam papel da industrialização no desenvolvimento do país



O importante papel da industrialização no desenvolvimento do Brasil e os novos e necessários desafios para que o país continue sendo referência nesse setor foram os principais pontos destacados pelos senadores que participaram, nesta terça-feira (27), da sessão especial do Senado destinada a comemorar o Dia da Indústria Brasileira, celebrado oficialmente em 25 de maio.

O senador César Borges (PR-BA) lembrou ter sido o setor industrial o responsável pela renovação e pela modernização das relações sociais e trabalhistas brasileiras, lamentando, no entanto, que o Brasil tenha perdido posição nesse setor nos últimos 20 anos. Na opinião do parlamentar, se o país espera ter um futuro de prosperidade, é preciso continuar " fortalecendo e incentivando a indústria brasileira".

Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), se existe um setor capaz de alçar o Brasil à posição que merece perante as demais nações, esse setor é a indústria. Mas, para tanto, o líder do PMDB no Senado afirmou ser preciso eleger uma pauta mínima de prioridades para a área, incluindo desde a reforma tributária até projetos que tratam da correção do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

- Agora é a hora de deslanchar. Todavia, não é possível esquecer um ponto fundamental: o grande obstáculo à expansão industrial e ao crescimento econômico ainda é a política macroeconômica - ponderou Raupp.

Já o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) destacou o papel do empresário no processo de industrialização do Brasil, um país que, segundo ressaltou, ostenta uma das maiores burocracias do mundo, além de expressivas carga tributária e taxa de juros.

- É preciso ter muita coragem, muita iniciativa e muita disposição para fazer indústria neste país - afirmou.

Educação

O futuro do país, na opinião do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), não está no "conhecimento da indústria, mas sim na indústria do conhecimento". Para ele, é preciso investir na educação para que seja possível "formar craques no conhecimento - cientistas, tecnólogos e inventores - e, assim, chegar ao grande salto que é preciso dar".

O senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou ter sido depois da revolução industrial que o mundo mudou e o progresso chegou, propiciando a entrada de mercadorias e utensílios destinados a facilitar a vida de todos.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) afirmou que o Brasil tem alcançado grandes avanços em diversas áreas devido à modernização de seu parque industrial. Para ele, essa modernização também tem auxiliado o trabalho do Senado. Já os senadores pelo PMDB Renan Calheiros (AL) e Pedro Simon (RS) enviaram seus discursos em homenagem à industria brasileira para serem publicados nos Anais da Casa.

Votorantim

Em comemoração aos 90 anos do Grupo Votorantim, seu presidente, Carlos Ermírio de Moraes, comentou que pouquíssimas empresas conseguem chegar a essa marca de longevidade e, ao mesmo tempo, ter sucesso, " com vigor e energia". Ele anunciou que o grupo empresarial, que tem hoje 60 mil funcionários, pretende investir no país, nos próximos anos, R$ 33 bilhões.

- Temos aprendido, ao longo desses noventa anos, que só é possível conquistar esse sucesso com valores sólidos, muito trabalho e dedicação - revelou.

A sessão especial foi encerrada com pronunciamento do deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que está completando 70 anos de existência. O parlamentar ressaltou que a instituição tem, ao longo desses anos, voltado seu compromisso para uma "agenda do crescimento" que se baseia em duas dimensões: a agenda da superação dos obstáculos e a agenda do desenvolvimento de competências.

- A indústria brasileira só vai sobreviver se tiver capacidade de incorporar inovação constantemente nos seus processos e no seu futuro - sustentou.



27/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores destacam papel da Aeronáutica no desenvolvimento do país

Senadores destacam papel do biogás na descentralização do desenvolvimento

Debatedores destacam papel da ‘economia criativa’ no desenvolvimento dos países

Senadores destacam papel da Defensoria Pública

Senadores destacam papel da Comunicação Social do Senado

Senadores destacam papel da Embrapa na evolução do agronegócio