Senadores destacam vantagens de incentivar transporte ferroviário



O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) afirmou que o Brasil, por possuir um extenso território, deve incentivar o transporte ferroviário, bem como o hidroviário. O senador disse não compreender o motivo pelo qual o país privilegiou o sistema rodoviário em detrimento de alternativas mais adequadas à realidade brasileira e menos poluentes. As observações foram feitas durante audiência púbica que discutiu nesta terça-feira (18), na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), a situação do transporte ferroviário no país.

Na opinião do senador, é necessário ampliar a discussão do assunto para que seja possível a busca de fontes de financiamentos que viabilizem a construção de ferrovias. Quintanilha também disse estar preocupado com o financiamento privado de construção da malha ferroviária uma vez que pode haver risco de as ferrovias serem utilizadas apenas por determinadas empresas. O senador ressaltou ainda a importância de que todas as modalidades de sistemas de transportes estejam integradas.

Na opinião do senador João Ribeiro (PR-TO), incentivar o transporte, tanto de passageiros como de cargas, por ferrovias e hidrovias, poderá baratear o custo dos transportes no país. O senador disse que o Brasil precisa aproveitar o atual momento para fazer avanços em relação ao setor ferroviário. Ele também afirmou estar preocupado que a linha de trem que liga São Paulo ao Rio de Janeiro possa não estar pronta até a realização da Copa do Mundo no país, em 2014.

O diretor de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, disse, no entanto, que o processo de licitação deve ser concluído até 2008 e que em 2009 já se iniciam as obras. Ele garantiu que até 2014 vários trechos estarão concluídos. Em relação à observação do senador César Borges (PR-BA), sobre a ineficiência do modal ferroviário brasileiro, especialmente no seu estado, Afonso Carneiro Filho disse que a Bahia faz parte do plano ferroviário do governo federal.



18/12/2007

Agência Senado


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