Senadores discutem data da eleição do próximo presidente do Senado



Depois de ler o artigo do regimento que estipula um prazo de cinco dias úteis para a escolha do novo presidente da Casa, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) opinou que seria democrático se o presidente interino, Tião Viana (PT-AC) garantisse a realização da eleição na próxima terça-feira.

Tião Viana respondeu que, como a renúncia de Renan Calheiros somente será publicada amanhã, o prazo encerrará apenas na quarta-feira. Na terça-feira deverá haver uma reunião de líderes para ver se há consenso quanto ao nome do próximo presidente da Casa. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) concordou com a interpretação de Tião Viana de que a eleição terá que ocorrer até quarta-feira.

Por sua vez, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) sugeriu uma reunião de líderes ainda esta semana para que sejam esclarecidas as regras da eleição. Tião Viana manteve a posição anterior, informando que a reunião será na terça-feira. O senador Sibá Machado (PT-AC) indagou se seria possível, a partir de entendimento de líderes, alteração no prazo de cinco dias úteis.

- Com a palavra o regimento, senador Siba Machado - respondeu Tião Viana.



04/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC ajusta artigo que trata da data de eleição do presidente da República

Posse de 54 senadores e eleição do presidente do Senado e da Mesa serão no mesmo dia

Senadores do governo e da oposição fazem pronunciamentos sobre a eleição de Lula e o prõximo mandato

Câmara e Senado discutem regras para eleição ao Parlasul

Senadores poderão falar em plenário antes da eleição do presidente

Após posse, senadores elegerão presidente da Casa para próximo biênio