Senadores discutem dívida dos estados com vice-presidente
Os três senadores do Rio Grande do Sul - Paulo Paim (PT), Pedro Simon (PMDB) e Sergio Zambiasi (PTB) - participaram nesta quarta-feira (4) de reunião da bancada gaúcha no Congresso Nacional com o vice-presidente da República, José de Alencar, para discutir o endividamento dos estados com a União. Segundo Simon, ficou decidido que eles irão trabalhar junto aos parlamentares de todos os estados para acelerar a tramitação de projeto que fixa limites para os juros dessa dívida, apresentado por Alencar quando ele era senador.
- O projeto determina que a União não pode cobrar mais do que 5% de juros dos estados. Há uma emenda do senador Roberto Saturnino (PT-RJ) fixando esse percentual em 7,5%, o que ainda é aceitável. Hoje mesmo vamos desenterrar esse projeto e levá-lo adiante - afirmou Simon.
Ele explicou que o Rio Grande do Sul está gastando 17% de sua arrecadação com os pagamentos da dívida da União e teve de fazer empréstimo para pagar o 13º dos servidores.
- Vamos fazer uma rede coordenando os estados, pois quase todos vivem situação semelhante de penúria, visando baixar estes juros para níveis viáveis para o desenvolvimento - anunciou.
04/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oito senadores da Região Norte querem governar seus estados e um é candidato a vice-presidente
CCJ e CAE discutem novo indexador da dívida dos estados
VICE-GOVERNADOR DO AMAZONAS PEDE RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA DE ESTADOS MAIS POBRES
VICE-GOVERNADOR DO AMAZONAS PEDE RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA DE ESTADOS MAIS POBRES
Vice-presidente afirma que presidente não pode arquivar denúncias contra senadores
Deputados e senadores discutem renegociação da dívida de R$ 87 bilhões dos agricultores