Senadores discutirão situação da Ford no Brasil



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), leu, nesta terça-feira (26), requerimento apresentado pelos senadores Lindberg Cury (PFL-DF) e Lauro Campos (PDT-DF), solicitando que seja realizada audiência pública para se discutir o descredenciamento de concessionárias da Ford no Brasil que já provocou, até agora, o fechamento de 18 mil postos de trabalho em todo o país. Os senadores entendem que, como beneficiária de incentivos fiscais, ou seja, de recursos do Tesouro Nacional, a empresa norte-americana deve, por meio de sua direção, explicações à sociedade brasileira.

O requerimento de Lindberg Cury e Lauro Campos deverá ser votado na próxima terça-feira (5), quando serão apresentadas as sugestões de nomes das pessoas que deverão ser convidadas a comparecer à CAE para debater o tema com os senadores.

Segundo os autores do requerimento, a Ford já provocou o fechamento de mais de 300 revendedores e postos de venda dessa marca em todo o país. Embora seja a mais antiga montadora brasileira, instalada no Brasil em 1919, ela vem perdendo expressivas fatias de mercado. Nos anos 80, a montadora chegou a deter 25% do mercado brasileiro de automóveis, encontrando-se, atualmente, na faixa de 7% - afirmam os parlamentares.

Segundo Lindberg e Lauro, "ao mesmo tempo em que a Ford perdia clientes, a relação entre a montadora e seus revendedores foi-se deteriorando. A realidade é alarmante. A Ford, por imposição de cláusulas contratuais, detém hoje todo o poder sobre o destino de seus distribuidores, fixando preços abusivos e irreais, impondo volumes artificiais e insustentáveis para a aquisição de veículos e componentes, praticando vendas casadas e outros procedimentos que trazem prejuízo às revendas" - afirmam.

No requerimento encaminhado à CAE, Lauro e Lindberg dizem que a situação dos concessionários Ford é pior no interior do país, onde as empresas "ou absorvem os prejuízos, ou são descredenciadas" sob alegação de quebra de cláusula contratual. Muitas empresas estão fechando e desempregando milhares de pessoas. Até agora, dizem os senadores, o encolhimento da Ford e as práticas adotadas pela multinacional resultaram no fechamento de 18 mil postos de trabalho, aproximadamente.



26/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores discutirão transposição do rio São Francisco

Senadores discutirão censo demográfico de 2010

Senadores discutirão crise na exportação brasileira de carnes

SENADORES DISCUTIRÃO EMENDA COM MINISTRO DE MINAS E ENERGIA

Senadores discutirão com o governo solução para imigrantes haitianos

Senadores do Mato Grosso discutirão agronegócio no programa 'Assunto de Estado'