Senadores do Amazonas pedem ajuda a flagelados e defendem investimentos em ciência e tecnologia



Os três senadores que representam o estado do Amazonas se manifestaram nesta terça-feira (13), ainda no início da vigília pela preservação da floresta. O senador Arthur Virgílio (PSDB) chamou a atenção para as chuvas que atingem milhares de pessoas e pediu um SOS Amazônia, para ajudar as vítimas das enchentes. Ele lamentou a alienação do Brasil em relação à região amazônica.

- A soberania do país na Amazônia estaria fincada em três pés: a presença militar, o conhecimento científico e a presença civil nas fronteiras - observou, apontando lacunas em cada um desses pontos.

O senador pediu investimento pesado para ciência e tecnologia, disse que o Brasil só cumprirá seu destino de se tornar uma pacífica potência mundial se souber fazer a exploração correta, sustentável, de seus recursos naturais. Enquanto países estrangeiros realizam pesquisas caras na Amazônia, disse o senador, o Brasil praticamente ignora a região. O parlamentar homenageou Evandro Carreira, eleito senador por seu estado em 1974, que teria sido o primeiro político brasileiro a dizer que não era possível separar economia e ecologia.

O senador Jefferson Praia (PDT) pediu pressa no zoneamento ecológico da região amazônica. Lembrou que há 25 milhões de pessoas vivendo na região e que é preciso maior presença do Estado brasileiro na Amazônia. Ele também pediu mais investimentos em ciência e tecnologia e criticou a lentidão das ações.

- Temos um centro de biotecnologia da Amazônia cujo modo de gestão precisa ser logo definido - criticou.

Já o senador João Pedro (PT) relembrou o ano de 1979, quando, como estudante, participou de um protesto contra o projeto Jarí, na Praça da Catedral, em Manaus. João Pedro chamou seu filho de 12 anos, Iuri, para fazer um aparte. O menino lamentou a destruição predatória da floresta, dos animais e também da vida dos amazônidas.

O senador sugeriu a realização de encontros para discutir os problemas da Amazônia em todas as capitais do país.

- Precisamos também fazer a defesa da Pan-Amazonia - pediu, defendendo mais integração com os países vizinhos para também impedir a devastação das florestas amazônicas que não pertencem ao Brasil.



14/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores pedem mais investimentos em Ciência e Tecnologia

Papo Ciência inicia ações da Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Especialistas pedem recursos para ciência e tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas é lançada nesta sexta-feira (3)

Pesquisadores pedem redução das amarras que prejudicam setor de Ciência e Tecnologia

Cristovam Buarque critica falta de investimentos em ciência e tecnologia