Senadores do PDT querem manifestação do partido contra 3º mandato para Lula



O líder do PDT, senador Jefferson Peres (AM) comunicou ao Plenário, nesta quarta-feira (31), que a bancada do partido no Senado encaminhou pedido à direção partidária para que se pronuncie contrariamente às tentativas, já concretizadas numa Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de permitir uma segunda reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cobrando mais ênfase nas manifestações de Lula contra o projeto de terceiromandato, Jefferson Peres considerou preocupante o fato de um dos autores da PEC ser amigo pessoal do presidente. Segundo ele, o temor dos senadores pedetistas é de que a iniciativa se transforme numa grande campanha, com apoio de movimentos sociais organizados, e exerça enorme pressão sobre o Congresso Nacional pela sua aprovação.

- O PDT não pode ficar alheio, omisso, em cima do muro. Esta tentativa é preocupante. Pode ser o ensaio da repetição do chavizmo no Brasil. Vai desencadear um processo de desestabilização porque vai gerar muita intranqüilidade e desconfiança em relação ao presidente da República - disse.

Jefferson Péres disse acreditar que muitos governadores poderão se aliar a proposta de um terceiro mandato para Lula para que tenham também o direito de se reelegerem pela segunda vez.

- Ainda que se submeta a PEC a referendo popular ou aplebiscito, o Congresso tem reagir contra isso. O Congresso não pode aceitar que isso prospere. É uma grave ameaça à democracia em nosso país - alertou.



31/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Peres comunica que senadores do PDT querem manifestação do partido contra 3º mandato para Lula

Mozarildo critica repressão policial a manifestação contra Lula em Roraima

Arthur Virgílio protesta contra tentativa de terceiro mandato para Lula

PARA MESTRINHO, MANDATO DEVE PERTENCER AO PARTIDO

Petistas rebatem suspeitas de que partido teria inspirado manifestação

Senadores do governo e da oposição fazem pronunciamentos sobre a eleição de Lula e o prõximo mandato