Arthur Virgílio protesta contra tentativa de terceiro mandato para Lula



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), em discurso nesta quinta-feira (7), defendeu a votação de um projeto de reforma política, mas rechaçou qualquer tentativa de aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Retrocesso, nunca mais! A reconquista da democracia veio para ficar. E, pelo apreço ao estado de direito, não permitiremos enxertos nocivos, sobretudos se, na essência, significarem ameaças ao saudável princípio da alternância no poder - declarou o parlamentar.

A justificativa para essa modificação, a aprovação popular, foi criticada pelo senador. Ele considerou "esdrúxulo" que a popularidade de alguém determine a quantos mandatos poderá concorrer, já que, com base nessa lógica, um presidente impopular também poderia ser retirado em seis meses.

Arthur Virgílio disse ser um desrespeito ao Legislativo - "Poder que já deu demonstração cabal e extrema em defesa da decência, das liberdades do estado de direito" - proclamar que um terceiro mandato será aceito candidamente pelo Congresso Nacional, como afirmou o senador Fernando Collor (PTB-AL) em entrevista recente ao jornal Valor Econômico. Para Arthur Virgílio, esse tipo de pensamento demonstra "desconhecimento das forças políticas que integram a Casa".

O senador disse acreditar que o presidente Lula tem "dignidade suficiente para se manter fiel a sua palavra e dizer que isso é uma aventura que não serve ao país". Observou, no entanto, que se o presidente "vier a fraudar a sua própria palavra e insistir numa rematada tolice", o Congresso reagiria, "pois a sorte do país não está nas mãos de uma só pessoa".

Arthur Virgílio disse confiar que o presidente Lula "não se afastará um milímetro sequer do compromisso com a estabilidade política do país". O senador considerou "um insulto" ao presidente e a sua biografia política a atitude de "alguns áulicos que prestam desserviços à democracia, achando que com isso agradam ao líder". Ele pediu que o presidente se manifeste e diga que "essa tentativa dos áulicos desagrada o líder".

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou que Lula não é favorável ao terceiro mandato, posição que também compartilha. 

Enchente

Arthur Virgílio voltou a manifestar sua preocupação com a população de seu estado, que enfrenta dificuldades com cheias. Segundo ele, 42 dos 62 municípios do estado estão sofrendo em consequências da cheias, e a previsão é de que em Manaus haja 50 mil desabrigados.

O senador disse que a aprovação ao projeto de lei do Congresso que libera crédito extraordinário de R$ 1 milhão para recompensar os municípios pelas perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deve ajudar, mas lamentou a burocracia "emperre demasiadamente a solução dos problemas".

Arthur Virgílio relatou reunião da bancada amazonense ocorrida no gabinete do senador João Pedro (PT-AM), com dois representantes do Ministério da Integração Regional, quando foi redigida uma nota da bancada com recomendações ao governador do Amazonas para que faça a mesma coisa que o governo federal esta fazendo: restitua as perdas com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que também integra o FPM.

O senador mencionou sua preocupação com o período pós-cheia, quando surgem doenças como leptospirose, hepatite e verminoses e instigou a população a encampar a criação de um programa "SOS Amazônia ou Nordeste".



07/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio protesta contra pronunciamento de Lula

Arthur Virgílio protesta contra suposta oferta de Lula aos partidos aliados

Arthur Virgílio diz que FHC tinha maior popularidade que Lula no início do seu mandato

Sibá defende PEC que acaba com a reeleição e Osmar Dias informa que Lula é contra terceiro mandato

Arthur Virgílio protesta contra não-liberação de recursos orçamentários para UFAM

Arthur Virgílio protesta contra atitudes de policiais do Senado