Senadores elogiam debate entre Barack Obama e Hillary Clinton



Durante reunião na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (7), o presidente do colegiado, Paulo Paim (PT-SP), destacou a importância de a disputa entre os pré-candidatos dos Democratas à presidência dos Estados Unidos estar ocorrendo entre um negro e uma mulher. O senador afirmou que Barack Obama e Hillary Clinton estão fazendo "um grande debate" e elogiou a "postura madura e equilibrada" de Obama, que tem se declarado candidato de todos os americanos e não somente da comunidade negra.

- Os dois representam minorias. O candidato do Partido Democrata, se não for um negro, será uma mulher - lembrou Paim.

Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse esperar que Obama, se eleito, seja o presidente "de um Estados Unidos diferente".

- Além de ser um presidente de todos os americanos, ele precisa ser o presidente da transformação, da mudança de postura dos Estados Unidos, que hoje quer estar presente no mundo todo, controlando tudo - frisou Cristovam.

Ele destacou ainda que a disputa entre Hillary e Obama representa uma "ruptura com a tradição de uma cultura branca e machista, presente em quase todo o mundo".

Também o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou as posições assumidas pelos pré-candidatos democratas nas prévias das eleições americanas. Suplicy ressaltou que tanto Obama como Hilary têm manifestado disposição em mudar a prática das relações dos Estados Unidos com os outros países, apostando no diálogo para evitar decisões que levem a conflitos e atividades bélicas.

Transparência

Ainda durante os debates na CDH, os senadores ressaltaram a importância de se ampliar a transparência no gasto de recursos públicos no Brasil. Paim lembrou que a divulgação do uso de verba indenizatória pelos senadores, no portal do Senado na Internet, será automática a partir deste ano. Ao lembrar os recentes episódios de utilização indevida de cartões corporativos, Paim elogiou a atitude da ex-ministra da Igualdade Racial Matilde Ribeiro, a qual, conforme o senador, reconheceu que houve erro no uso do cartão corporativo e, de imediato, "para não causar constrangimento para o governo e nem para a comunidade negra, se demitiu, demonstrando seu caráter e sua força".

- Matilde fez um belo governo, tanto que foi reconduzida por unanimidade, pela sua forma de buscar uma política de integração entre brancos e negros - destacou Paim.

O trabalho realizado pela então ministra da Igualdade Racial foi elogiado também por Suplicy.

- A ministra se portou com dignidade e, mesmo afastada, poderá continuar contribuindo aos propósitos do ministério - opinou o senador por São Paulo.



07/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hillary Clinton visita Congresso e debate a questão do Irã com parlamentares

Jornal da Cultura exibe debate de Obama e Hillary

Hillary Clinton é recebida por Sarney e Temer

Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse

Hillary Clinton visita Congresso nesta quarta

Errata: Hillary Clinton e Evo Morales devem vir à posse