Senadores esperam que Fórum encontre soluções para problemas de infraestrutura
Senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) ressaltaram, nesta quarta-feira (12), que o Fórum Nacional da Infraestrutura, marcado para os dias 27 e 28 de março, dever ser uma boa oportunidade para encontrar soluções para os problemas do setor.
Segundo o presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL), o fórum tem base técnica, mas é político, com o objetivo de oferecer soluções aos governantes, "caso queiram ou se disponham a desatar esse nó logístico que entrava o desenvolvimento da infraestrutura do nosso país".
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que o Fórum vem em boa hora, coroando as audiências públicas da comissão. Segundo ele, o país está às vésperas de um nó no sistema de infraestrutura.
- As coisas estão ficando sem controle, me parece, porque ora é na energia, ora é nas estradas, ora é nos portos, nas hidrovias, nas ferrovias – afirmou.
Os problemas no setor energético, por exemplo, teriam causa na falta de investimentos e no planejamento precário. Para Delcídio do Amaral (PT-MS), embora não haja risco de racionamento, a situação energética não é confortável. - A situação não é amena, nós não estamos num céu de brigadeiros. Nós temos reservatórios depreciados e por essa estiagem que atinge, principalmente, as regiões Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul, os reservatórios não se recuperaram – disse.
Para Delcídio, a situação serve de lição para o planejamento do setor. O senador defendeu a discussão de usinas hidrelétricas com reservatório e usinas a fio d’água, que não utilizam reservatório ou o têm em menor dimensão do que poderiam ter.
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que o setor, "embora robusto", precisa de investimentos.
- Nós não temos como armazenar energia. Você armazena água e depende do que está acontecendo com o clima – disse.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) criticou o preconceito que o país tem contra outras fontes de energia, como a nuclear, a eólica e a solar.
- Eu advogo que a gente amplie a energia solar, amplie muito a energia eólica. Hoje nós temos condições de trazer para o Brasil as empresas que fornecem os equipamentos, porque até hoje nós estamos sem construir geradores eólicos – afirmou.
12/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fórum Nacional de Infraestrutura busca soluções para 'nó logístico'
Senadores propõem diligências para acompanhar problemas de infraestrutura no país
Senadores da CI recebem resultados do fórum de Infraestrutura
Debatedores buscam soluções para melhorar infraestrutura
WELLINGTON BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS NACIONAIS
Seminário em SP discute soluções para problemas de energia elétrica