Senadores esperam redução da taxa de juros



Senadores presentes à audiência pública com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, manifestaram a expectativa de que o Conselho de Política Monetária (Copom), que está reunido nestas terça e quarta-feira em Brasília, reduza a taxa de juros.

VEJA MAIS

Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o governo pagou de juros da dívida federal R$ 119 bilhões nos primeiros seis meses do ano, em decorrência das taxas elevadas, e se declarou um dos brasileiros ansiosos com a reunião do Copom.

Francisco Dornelles (PP-RJ) corrigiu: segundo ele, o pagamento dos juros no primeiro semestre chegou a R$ 138 bilhões.

Erro

Lindbergh observou que, na crise de 2008, o governo errou na política monetária e citou uma reunião supostamente ocorrida entre o então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os economistas Delfim Netto e Luiz Gonzaga Belluzzo, em que se teria chegado a um consenso sobre a redução da taxa de juros. Mas, como observou o senador, a redução não foi colocada em prática na primeira reunião do Copom ocorrida após esse encontro.

Fernando Pimentel disse fazer suas as palavras de Lindbergh e declarou que evitaria maiores comentários sobre o assunto para preservar o governo de qualquer interpretação mal-intencionada.

Também o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) disse esperar a redução da taxa de juros e a ampliação dos investimentos na economia. Os senadores participaram de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



30/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Analistas esperam redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros

Lindbergh comemora redução na taxa de juros

Paim acredita na redução da taxa de juros

Mercadante defende redução da taxa de juros

Lindbergh Farias comemora redução da taxa de juros

Inácio Arruda defende redução na taxa de juros