SENADORES HOMENAGEIAM ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA



Na sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (dia 26) em homenagem aos 40 anos de fundação de Brasília, o senador Hugo Napoleão (PFL-PI), em aparte ao pronunciamento do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), um dos autores do requerimento propondo a solenidade, registrou a ligação da sua família com a história da nova capital do Brasil.
Napoleão disse que seu avô, deputado Hugo Napoleão, liderou a maioria governista na Câmara dos Deputados durante votação das leis que determinaram a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília. Já o seu pai, Aluízio Napoleão, foi chefe do cerimonial do presidente Juscelino Kubitschek. O próprio senador Hugo Napoleão foi advogado do ex-presidente.
Também em aparte a Arruda, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) traçou um paralelo entre a fundação de Brasília e a de Palmas, comentando que, guardadas as devidas proporções, a capital do Tocantins está repetindo agora a história vivida pelo Distrito Federal. Por sua vez, o senador Arlindo Porto (PTB-MG) destacou que apesar de Brasília ser de todos os brasileiros, mineiros e goianos tem uma afeição especial pela cidade. Goiás pela questão física e Minas Gerais pelo lado sentimental, já que JK era mineiro.

26/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES HOMENAGEIAM SARNEY PELO SEU ANIVERSÁRIO

Senadores homenageiam a memória de Brizola na passagem do quarto aniversário de sua morte

Senadores comemoram aniversário de Brasília

Artistas homenageiam aniversário da cidade com show 'Tributo a São Paulo' no Tom Brasil

Artistas homenageiam aniversário da cidade com show 'Tributo a São Paulo' no Tom Brasil

Correios homenageiam Brasília com uma série de selos e cartões