SENADORES HOMENAGEIAM ASSOCIAÇÃO DE FISCAIS DA PREVIDÊNCIA



Em nome do senador Bernardo Cabral (PFL-AM), o senador Romeu Tuma (PFL-SP) homenageou, nesta quinta-feira (dia 4), o jubileu de ouro da Associação Nacional dos Fiscais de Contribuição Previdenciária (Anfip), que comemorou 50 anos no último dia 22 de abril. A entidade, afirmou, congrega os fiscais da previdência social, que são os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social responsáveis pelo pagamento das contribuições previdenciárias. Tuma destacou a presença, em plenário, do presidente do Conselho Executivo da entidade, Antonio Rodrigo de Souza Neto.
Submetido a uma cirurgia, Bernardo Cabral não pôde comparecer à homenagem que planejou para a entidade. Ao ler o discurso preparado por Cabral, Tuma recordou os antecedentes históricos da formação da Anfip. Segundo ele, a entidade é um modelo para as associações de trabalhadores no Brasil, país que precisa de mais experiência associativa.
- Ao longo de seus 50 anos de existência, a Anfip tem sido um paradigma de associativismo que deu certo - afirmou Tuma da tribuna do plenário.
Vários senadores participaram da homenagem em apartes. O senador Gerson Camata (PMDB-ES) lembrou que os fiscais enfrentam dificuldades com maus pagadores, ajudando os que estão na outra ponta, para que possam receber o conforto de sua aposentadoria. José Fogaça (PMDB-RS) disse que os fiscais da Previdência devem estar cercados "de todas as garantias e das melhores condições de trabalho, porque, entre tantas carreiras exclusivas e típicas de Estado, esta está no cerne, no coração da própria função pública". Já o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) lembrou que "a Associação representa os que têm de fiscalizar, os que usufruem dos benefícios e os que ainda vão usufruir para ter uma vida digna".
O senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) ressaltou que a experiência dos fiscais tem de ser aproveitada pelo governo, porque eles acompanharam também alguns desacertos da Previdência. Tuma acrescentou que, quando comandava a Polícia Federal, sempre contou com o apoio dos fiscais da Previdência nas investigações.
Para o senador Geraldo Cândido (PT-RJ), se hoje a Previdência Social tem problemas financeiros não é por culpa dos fiscais. Para ele, a Anfip é uma associação "digna de respeito". O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) lembrou que, apesar dos esforços dos fiscais, os recursos previdenciários foram, muitas vezes, desviados para outras finalidades. Tuma elogiou ainda o deputado Paulo Paim (PT-RS), presente à sessão plenária, por sua luta por um salário mínimo mais justo para os trabalhadores brasileiros.

04/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores homenageiam Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza

Senado homenageia associação de auditores fiscais

Senado presta homenagem à associação de auditores fiscais da Receita

Para o presidente de associação de auditores, déficit da Previdência é uma ‘falácia’

Previdência virou instrumento de manipulação financeira, afirma representante de associação

Senadores homenageiam os vigilantes