Senadores homenageiam Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza



A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), que completará 20 anos em 4 de junho, recebeu homenagem dos senadores em sessão realizada nesta quarta-feira (20). Autora do requerimento para a realização da sessão, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) disse que a história da associação marca o início da mobilização de jovens empresários do Brasil.

Patrícia Saboya lembrou que a associação foi a primeira entidade da juventude empresarial independente do Brasil e primeiro núcleo responsável pela expansão do movimento para o restante do país. Nesses 20 anos, disse ela, a entidade cumpre a missão de representar, aglutinar e informar os jovens empresários comprometidos com a ética e a livre iniciativa na capital cearense. A associação reúne cerca de 180 jovens com idade entre 18 e 35 anos de todos os setores da economia do estado, desde microempresários a sucessores de grandes grupos econômicos.

- Esses jovens, acima de tudo, largaram mão do individualismo, do sucesso particular de suas empresas, para se dedicarem a causas sociais, à política e à busca do desenvolvimento de um país cada vez melhor - disse ela.

A senadora informou ainda que o Plenário do Senado deverá começar a discutir, em primeiro turno, na próxima terça-feira (26), a PEC da Juventude (42/08). Já aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude, inserindo o termo "jovem" no Capítulo VII da Constituição federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Participação

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que lembrou ser ele mesmo fruto de movimento semelhante à AJE, afirmou ser importante o aprofundamento da idéia de jovens empresários preocupados com questões econômicas e sociais, e com ampla participação na vida da comunidade em que vivem.

Outro representante do Ceará, o senador Inácio Arruda (PC do B) conclamou os integrantes da AJE e da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) a participarem do debate de construção do projeto em curso de um novo Brasil.

Vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), que abriu a sessão, ressaltou o papel da associação como incentivadora do empreendedorismo entre os jovens e na formação de lideranças, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do país, em sua avaliação.

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) lembrou que os 20 anos da AJE coincidem com os 20 anos da última Constituição do país, que, como observou, busca destacar o sentimento de cidadania em todos os segmentos da sociedade civil organizada.

Participaram também da sessão o vice-governador do Ceará, Francisco José Pinheiro; o representante da Conaje Leonardo Bayma; o coordenador da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza, João Rafael Furtado; e o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Andre Figueiredo Lima.



20/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alcântara destaca atuação de associação de jovens empresários de Fortaleza

Dirigentes da Associação de Jovens Empresários visitam Assembléia

SENADORES HOMENAGEIAM ASSOCIAÇÃO DE FISCAIS DA PREVIDÊNCIA

Senadores celebram dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários

Impacto econômico do MCMV é tema de debate em encontro de empresários em Fortaleza

Jovens homenageiam papa Francisco com caminhada na Baixada Santista