SENADORES HOMENAGEIAM MILTON CAMPOS
Para o representante de Minas Gerais no Senado, o liberal e democrata Milton Campos "foi figura de grande destaque dentre os maiores políticos mineiros de projeção nacional no século vinte". Em sua justificação, Francelino Pereira afirmou também que o político foi um firme defensor do estado de Direito "e hábil praticante da difícil arte do meio termo da política".
O parlamentar ressaltou que Milton Campos encerrou sua vida política no Senado, terminando seu mandato no início de 1971. Ex-governador de Minas como ele, Francelino lembrou que Milton Campos apoiou a Revolução de 30, opôs-se ao Estado Novo de Getúlio Vargas e foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN).
Francelino Pereira recordou ainda, em sua justificação, a campanha civilista de Rui Barbosa, que teve grande impacto na formação do caráter do político cujos 100 anos de nascimento são agora comemorados. Também chamou a atenção para a participação de Milton Campos em fatos marcantes da vida nacional, como a introdução do parlamentarismo, a discussão sobre a Reforma Agrária e sobre o Código Eleitoral.
29/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADORES HOMENAGEIAM MILTON CAMPOS
CUNHA LIMA HOMENAGEIA MILTON CAMPOS
MILTON CAMPOS É TEMA DE DOCUMENTÁRIO NA TV SENADO
PATROCÍNIO TAMBÉM MANIFESTA ADMIRAÇÃO POR MILTON CAMPOS
ALENCAR EXALTA FIDELIDADE DEMOCRÁTICA DE MILTON CAMPOS
ARRUDA DESTACA CONTRIBUIÇÃO POLÍTICA DE MILTON CAMPOS