Senadores homenageiam ministro Asfor Rocha por seus 20 anos no STJ



O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cesar Asfor Rocha foi homenageado em Plenário por vários senadores, nesta quarta-feira (23). O magistrado comemora nesta semana 20 anos no STJ. A homenagem foi iniciada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que lembrou que Asfor Rocha proferiu mais 140 mil votos como relator, sendo o ministro que mais julgou na história do tribunal.

O presidente do Senado, José Sarney, que com outros senadores compareceu na terça-feira à cerimônia de inclusão da foto de Asfor Rocha na galeria de ex-presidentes do STJ, disse que a Casa fazia um “ato de justiça” ao homenageá-lo.

– Ele é um exemplo na magistratura nacional. Uma inteligência extraordinária, um professor brilhante e que só tem dado exemplos de honradez, de critérios, de decisões as melhores que o tribunal possa ter tomado –  resumiu o presidente do Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP).

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), conterrâneo de Asfor Rocha, destacou a atuação do ministro do STJ também como escritor e compositor, além de elogiar sua abertura ao diálogo.

– Ele tem se colocado sempre à disposição da população brasileira, dos juízos, dos senadores, dos deputados, para ouvir, receber, dialogar. Acho que essa tem que ser a postura dos magistrados – disse.

Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) lembrou da relação que manteve com Asfor Rocha no período em que foi presidente da Câmara dos Deputados.

– Ele sempre teve relações extremamente proveitosas, tanto para o exercício ou o aprimoramento do Poder Legislativo, como, da mesma forma, para uma parceria mais efetiva com o Poder Judiciário – relatou.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) classificou Asfor Rocha como “exemplo de retidão de caráter e de honradez”. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) ressaltou que o ministro contribuiu não só para o STJ, mas para todo o mundo jurídico nacional. Para o senador José Agripino (DEM-RN), Asfor Rocha sempre teve "posições muito claras e de muita consciência jurídica".

Também prestaram homenagem ao ministro os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE) e Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Nascido em Fortaleza, em 1948, Cesar Asfor Rocha formou-se na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1971. Foi procurador-geral do município de Fortaleza. Chegou ao STJ em maio de 1992, onde ocupou todos os cargos destinados aos membros da corte, inclusive o de presidente, de 2008 a 2010. Também integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



23/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores homenageiam monsenhor baiano pelos seus 90 anos

CCJ aprova indicação de Cesar Asfor Rocha para ministro-corregedor do Conselho Nacional de Justiça

Parlamentares do Amapá homenageiam Sarney pelos seus 81 anos

Asfor Rocha diz ter tido dúvidas sobre necessidade do CNJ

Congresso Nacional homenageia Gilmar Mendes e Asfor Rocha

Plenário aprova indicação de Cesar Asfor Rocha para corregedor do CNJ e outras quatro autoridades