SENADORES INVESTIGAM POLUIÇÃO AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO



A Subcomissão encarregada de apurar a poluição ambiental no Rio de Janeiro e no Espírito Santo iniciou nesta segunda-feira (dia 3) as audiências públicas sobre o vazamento de óleo na baía de Guanabara. Os senadores agendaram nove depoimentos na manhã desta segunda-feira, entre eles os do deputado estadual Carlos Dias, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro que estuda o assunto; dos secretários estadual e municipal do meio ambiente, André Correia e Maurício Lobo Abreu; da procuradora federal Gisele Elias Porto; e do representante do Sindicado dos Petroleiros de Duque de Caxias, Nilson Viana Horta, entre outros.
No mesmo dia, os integrantes da subcomissão, senadores Geraldo Lessa (PSDB-AL), Gerson Camata (PMDB-ES), Mauro Miranda (PMDB-GO), Arlindo Porto (PTB-MG) e Geraldo Cândido (PT-RJ), marcaram uma audiência com representantes da Petrobrás. A subcomissão é vinculada à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado Federal e foi criada a partir da aprovação de requerimento de autoria de Geraldo Lessa.
Para esta terça-feira (dia 4), está prevista a visita dos senadores à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), de onde se originou o vazamento na baía de Guanabara, e também às praias e mangues do estado que foram atingidos pelo problema. Ainda nesta terça-feira, a subcomissão segue para Vitória (ES), onde também vai verificar os danos ambientais causados no estado.
Entre os 16 depoimentos previstos para a audiência pública na capital capixaba estão o do prefeito Luis Paulo Vellozo Lucas; da senadora Luzia Toledo (PSDB-ES); dos secretários estadual e municipal do meio ambiente, Almir Bressan Júnior e Jarbas Ribeiro de Assis Júnior; do diretor-presidente da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), José Armando de Figueiredo Campos; do diretor da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) Juarez Saliba de Avelar; e do diretor da Samarco Mineração S/A, José Tadeu de Morais. Após essas audiências, os parlamentares retornam a Brasília.

03/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES INVESTIGAM POLUIÇÃO NO RIO E NO ESPÍRITO SANTO

SENADORES VÃO AO RIO E ESPÍRITO SANTO APURAR POLUIÇÃO AMBIENTAL

Senadores de Rio de Janeiro e Espírito Santo querem impedir votação de projeto sobre 'royalties'

Ana Rita comemora implantação de Cadastro Ambiental Rural no Espírito Santo

Eduardo Lopes: Rio de Janeiro e Espírito Santo recorrerão ao STF sobre 'royalties'

Defesa Civil envia 11 mil cestas de alimentos a Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo