Senadores lamentam a morte de Risoleta Neves



O Senado aprovou dois requerimentos de inserção em ata de voto de profundo pesar pela morte de Risoleta Neves, viúva do ex-presidente Tancredo Neves, ocorrida neste domingo (21). Os requerimentos foram apresentados pelo presidente do Senado, José Sarney, e pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Serão apresentadas condolências à família Neves, ao estado de Minas Gerais, à Prefeitura e à Câmara Municipal de São João Del Rey e à irmandade de São Francisco de Assis.

- Risoleta não foi somente a esposa de Tancredo Neves. Ela participou do destino do seu marido e da vida pública brasileira com a sua inteligência, a sua cultura e com o seu equilíbrio, sendo sempre uma figura de moderação em todos os episódios da história brasileira contemporânea - afirmou José Sarney.

Já o senador Arthur Virgílio destacou que Risoleta Neves, no episódio que culminou com a morte de Tancredo Neves, mostrou ao Brasil a garra de uma mulher que apenas os mais íntimos conheciam. Ele registrou que Risoleta emprestou sua solidariedade moral e pessoal durante toda a trajetória de Tancredo, acompanhando e participando dos principais acontecimentos brasileiros da época.

Em nome do PMDB, o senador Romero Jucá (RR) associou-se às homenagens, ressaltando que Risoleta teve participação importante na construção da democracia brasileira. Representando o governo Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) apresentou os pêsames à família Neves e lembrou que Risoleta teve presença ativa na redemocratização do país.

Presidindo a sessão no instante da homenagem, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) registrou que o presidente José Sarney esteve em Juiz de Fora representando a Casa na apresentação de condolências à família Neves. O senador Gerson Camata (sem partido-ES) ressaltou que, embora agindo sempre com discrição, Risoleta Neves teve participação decisiva na história do Brasil.



22/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam morte de Niemeyer

SENADORES LAMENTAM MORTE DE CARYBÉ

Senadores lamentam morte de Marcelo Déda

Senadores lamentam morte de cinegrafista da TV Senado

Senadores lamentam morte de Eraldo Tinoco

Senadores lamentam morte de Alberto Silva