SENADORES LAMENTAM MORTE DE CARYBÉ
O plenário do Senado aprovou hoje (dia 2) requerimento do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) solicitando a inserção em Ata de voto de profundo pesar e a apresentação de condolências à família e ao estado da Bahia, pela morte do artista plástico Héctor Bernabó, o Carybé, aos 86 anos, ocorrida ontem (dia 1º) em Salvador. Também assinaram o requerimento os senadores Waldeck Ornelas (PFL-BA), Josaphat Marinho (PFL-BA) e Bernardo Cabral (PFL-AM).
No encaminhamento da votação, Waldeck Ornelas afirmou que Carybé, "com sua capacidade e sensibilidade artística, retratou muito bem as coisas da nossa terra". Na opinião do senador, o artista plástico, que morava emSalvador desde 1949, conseguiu captar o conteúdo das tradições africanas que a Bahia absorveu em sua cultura.
- Uma obra se destaca na carreira de Carybé: a iconografia dos deuses africanos no candomblé baiano, o que resgatou para a posteridade o acervo da cultura negra na Bahia - frisou o senador, ao lembrar que o artista plástico foi um grande ilustrador das obras de Jorge Amado.
02/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores lamentam morte de Niemeyer
Senadores lamentam morte de Marcelo Déda
Senadores lamentam morte de cinegrafista da TV Senado
Senadores lamentam morte de Eraldo Tinoco
Senadores lamentam morte de Alberto Silva
Senadores lamentam a morte de Risoleta Neves