SENADORES LAMENTAM MORTE DE ÁLVARO VALLE



te de honra do Partido Liberal (PL) foi lamentado pelossenadores, que aprovaram nesta segunda-feira (dia 10) requerimento para inserção em atade voto de profundo pesar pelo falecimento. Conforme tradição da Casa, serão enviadascondolências à família e ao estado do Rio de Janeiro.
Ao encaminhar o requerimento, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) lembrou os tempos em queconviveu com Valle, no PL. "Ele me acolheu com simpatia, sempre pronto a discutirtemas políticos ou culturais. Era um homem de bem, que sempre levou a sério suasobrigações, seja como diplomata, seja como político", disse.
O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) se associou à homenagem do Senado a Álvaro Valle,ressaltando o papel significativo que desempenhou na cena política do Rio de Janeiro."Foi um político de muitos mandatos e muitos votos, com virtudes jamais negadas atémesmo por seus adversários".
Para o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Valle deu uma contribuição importante naformação de políticos. "Sua primeira preocupação quando fundou o PL foi criarcursos de aperfeiçoamento para melhorar o nível e o desempenho dos integrantes dopartido. Em 1994, foi um dos deputados mais votados do Rio de Janeiro, com 384 mil votos.Em 1998, já doente, perdeu a eleição para a Câmara por um voto. Era um políticoidentificado com a ética", lembrou.
Também o senador Carlos Wilson (PPS-PE) lamentou a morte prematura de Álvaro Valle,lembrando os tempos em que conviveu com ele, na Câmara dos Deputados. "Era umafigura exemplar de político, muito dedicado aos temas de educação e cultura".
Segundo o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), o país inteiro está enlutado com a perda de umpolítico que sempre lutou por um Brasil melhor. "Ao fundar o PL, preocupou-se com aatuação permanente do partido, evitando o caminho fácil de agremiação política quesomente aparece durante as eleições".
Antonio Carlos Magalhães, que presidia a sessão, se associou à homenagem em nome daMesa Diretora, lembrando a atuação destacada de Álvaro Valle na Câmara dos Deputados,bem como seu espírito de coleguismo.

10/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam morte de Niemeyer

SENADORES LAMENTAM MORTE DE CARYBÉ

Senadores lamentam morte de Marcelo Déda

Senadores lamentam morte de cinegrafista da TV Senado

Senadores lamentam morte de Eraldo Tinoco

Senadores lamentam morte de Alberto Silva