Senadores lamentam o falecimento de dona Ruth Cardoso



O falecimento da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, ocorrido na véspera, mobilizou o Senado ao longo de todo o dia nesta quarta-feira (25). Vários senadores manifestaram-se no Plenário para lamentar seu falecimento e relembrar sua carreira acadêmica e a atuação ao lado do marido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao longo da sessão, foram apresentados requerimentos de votos de pesar e o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) encaminhou requerimento de realização de sessão especial em homenagem a Ruth Cardoso.

VEJA MAIS

Em sinal de luto, a sessão especial que ocorreria na manhã desta quarta-feira, em homenagem aos 20 anos de fundação do PSDB, partido do qual foi uma das fundadoras, foi cancelada. Em seu site, o partido divulgou nota dizendo que "dona Ruth foi uma figura luminosa e será sempre para nós o norte, o rumo e o caminho para a construção de um Brasil para todos os brasileiros". Outra homenagem à ex-primeira dama ocorreu na audiência pública da Comissão de Educação e Esporte, antes da homenagem aos atletas que venceram a Copa do Mundo de Futebol de 1958, em que houve um minuto de silêncio.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, divulgou nota em que destaca a contribuição da ex-primeira-dama paras políticas públicas e sociais para o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O senador Marco Maciel (DEM-PE), que foi vice-presidente da República no mesmo período em que Ruth Cardoso foi primeira-dama, recordou, também em nota divulgada à imprensa, o programa Comunidade Solidária, que ela criou. "Ela não só formulou as linhas básicas desse programa, que tanto contribuiu para a inclusão social em nosso país e, a meu ver, deve ter continuidade, como teve atuação destacada em fóruns internacionais, inclusive na ONU [Organização das Nações Unidas], visto que o Comunidade Solidária serviu de paradigma para muitos países, especialmente para os países menos desenvolvidos".

Em Plenário, diversos senadores usaram a palavra para homenagear dona Ruth. Logo no início da sessão, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que presidia os trabalhos, apresentou requerimento de voto de pesar pelo falecimento da ex-primeira-dama e foi seguido, em discursos, por diversos senadores que relembraram as qualidades e as ações de Ruth Cardoso.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), também professor como a ex-primeira-dama, destacou a atuação acadêmica de dona Ruth.

- É claro que a gente lembra que ela foi exemplar na discrição, na participação no governo junto ao presidente da República. Mas para mim, o grande papel dela, o grande mérito, é intrínseco à sua formação, é interno. Primeiro, porque ela conseguiu graduar-se numa época em que era raro uma mulher na condição de universitária; segundo, era uma intelectual de peso, que deu grande contribuição ao pensamento brasileiro - disse Cristovam.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) também lamentou a morte de Ruth Cardoso e lembrou que a ex-primeira-dama teve atuação relevante em defesa das causas feministas.

- Sempre a considerei uma militante importante da causa social e nos orgulhamos de ter tido dona Ruth à frente não só dos movimentos sociais, mas também das causas feministas do país - afirmou.

Ao longo de todo o dia, vários outros senadores registraram seu pesar e homenagearam dona Ruth Cardoso com a divulgação de notas e em entrevistas.



25/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA HOMENAGEIA DONA RUTH CARDOSO PELO COMBATE À FOME

Governador decreta luto oficial pela morte de dona Ruth Cardoso

SENADORES CONDENAM AGRESSÕES A RUTH CARDOSO

Senadores homenageiam memória da ex-primeira dama Ruth Cardoso, falecida há um ano

Senadores lamentam falecimento de Carlos Alberto Direito

Senadores lamentam falecimento de sobrinho de João Pedro