Senadores ouvem esta tarde João Carlos Zoghbi e Agaciel Maia



O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), coordena, às 14h, na sala de audiências da presidência da Casa, reunião aberta a todos os senadores para que o ex-diretor-geral Agaciel Maia e o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi esclareçam suspeitas de irregularidades que, segundo a revista Época, teriam praticado na administração da instituição.

Os dois ex-diretores foram convidados a prestar esclarecimentos e serão ouvidos separadamente. Está previsto que Zogbhi será chamado a falar primeiro e, em seguida, Agaciel. O requerimento para essas explicações foi apresentado pelos senadores Arthur Virgilio (PSDB-AM) e Marconi Perillo, e a providência independe do processo a que Zoghbi responde perante a Polícia Legislativa do Senado.

João Carlos Zoghbi foi acusado pela revista Época de receber propina do Banco Cruzeiro do Sul em troca da renovação de um contrato para oferecer crédito consignado a funcionários do Senado. Em entrevista à própria revista, ele acusou Agaciel Maia de participar de outras irregularidades na Casa. Os dois senadores que requereram a audiência identificam, na entrevista, graves indícios de procedimento nocivo.

Em cumprimento ao princípio constitucional da publicidade, Arthur Virgilio e Marconi Perillo solicitaram que a audiência dos dois fosse aberta a todos os senadores. Estarão presentes também à reunião a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, e o diretor-geral Alexandre Gazineo.

Em razão de estarem instalando, no mesmo instante, a CPI da Petrobras, muitos senadores não participarão dessa audiência. O presidente do Senado, José Sarney, também não participará. Ele estará em São Paulo, acompanhando sua filha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que se interna no hospital Albert Einstein para submeter-se, nesta quarta-feira (03), a cirurgia destinada à retirada de um aneurisma cerebral.



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anunciada suspensão por 90 dias de Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi

Mesa deverá ouvir Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi

Mesa quer ouvir Agaciel Maia e Zoghbi

Senadores ouvem nesta tarde depoimento de assassino de jovens de Luziânia

Polícia Legislativa do Senado indicia João Carlos Zoghbi

João Carlos e Denise Zoghbi negam denúncias na Polícia do Senado