Senadores ouvem presidente da Petrobras sobre denúncias de espionagem
Começou há pouco audiência pública com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. Os senadores querem saber a posição da empresa diante das denúncias de que o governo norte-americano teria monitorado informações estratégicas da petrolífera brasileira.
Na terça-feira (17), os parlamentares ouviram a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, que disse ser necessário um "espião paranormal" para ter acesso ao banco de dados da autarquia, pois as informações não estão conectadas à internet. Segundo ela, são dados brutos, armazenados sem interpretação e podem ser adquiridos por empresas e pessoas físicas.
Os senadores mostraram-se preocupados com um possível vazamento de informações sobre a reserva petrolífera de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, que deve render cerca de R$ 900 bilhões ao longo de 30 anos ao país, segundo estimativa da própria ANP.
A reunião, uma realização conjunta da CPI da Espionagem com as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), está sendo realizada na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho do Senado Federal e pode ser acompanhada pela internet.
Mais informações a seguir
18/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões ouvem presidente da Petrobrás sobre espionagem nesta quarta-feira
Comissões ouvem diretora-geral da ANP sobre denúncias de espionagem
Presidente da Petrobras e diretora-geral da ANP falam sobre espionagem em audiência conjunta
Senadores da Comissão de Fiscalização e Controle ouvem presidente da Caixa sobre Gtech
Em reunião conjunta, CAE e CI ouvem presidente da Petrobras
Presidente da Petrobras falará sobre denúncias em audiência pública na terça