Comissões ouvem diretora-geral da ANP sobre denúncias de espionagem




Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo

VEJA MAIS

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, deverá ser ouvida nesta terça-feira (17) pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Espionagem e pelas Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Assuntos Econômicos (CAE). A audiência conjunta está prevista para iniciar às 11h30.  Ela deverá ser questionada sobre as denúncias de que a agência de segurança nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA) teria espionado a Petrobras.

Na quarta-feira (18), a partir das 9h, será a vez da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, ser ouvida pelas três comissões sobre as mesmas denúncias.

Os senadores querem saber se houve comprometimento, devido à espionagem, da lisura do leilão para exploração do Campo de Libra, na Bacia de Santos, marcado para 21 de outubro. Esse é um dos principais campos petrolíferos da camada pré-sal no Brasil, que tem potencial estimado entre 26 bilhões a 42 bilhões de barris de petróleo, cujo valor poderá ultrapassar US$ 1 trilhão. As duas dirigentes deverão responder se sentem-se seguras para a realização desse leilão diante de possíveis quebras de dados sigilosos, que poderiam beneficiar algum dos concorrentes.

O tema suscitou a apresentação de projeto de decreto legislativo pelos senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP) com o objetivo de sustar o edital do leilão do Campo de Libra.



17/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores ouvem presidente da Petrobras sobre denúncias de espionagem

Comissões ouvem presidente da Petrobrás sobre espionagem nesta quarta-feira

Presidente da Petrobras e diretora-geral da ANP falam sobre espionagem em audiência conjunta

Comissões ouvem Pagot sobre denúncias de irregularidades no Dnit

Diretora da ANP descarta possibilidade de espionagem a banco de dados brasileiro sobre petróleo

Comissões ouvem proposta de empresa sueca sobre aquisição de aeronaves