Senadores pedem repatriação de crianças brasileiras retidas na Alemanha



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) pedirá aos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores que façam gestões junto ao governo da Alemanha para a repatriação de duas crianças brasileiras retidas no juizado de menores da cidade de Baden-Baden.

A mãe das crianças - que têm 3 e 5 anos -, Jacy Raduan Berger, esteve na manhã desta quinta-feira (30) na CDH e disse que levou os filhos para ver o ex-marido e os avós, que são alemães, mas foi impedida de regressar com eles para o Brasil.

Com os passaportes apreendidos por solicitação do ex-marido à Justiça alemã, as crianças estão vivendo em uma dependência do juizado de menores de Baden-Baden, conforme o relato da mãe.

Por solicitação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a CDH vai encaminhar, junto com o pedido de providências às autoridades brasileiras, cópias das notas taquigráficas do depoimento de Jacy Raduan.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse que os senadores vão se empenhar pela repatriação das crianças e que estarão ao lado da mãe até o desfecho do caso.



30/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy faz apelo pela repatriação de filhos de brasileira que estão na Alemanha

Vinícolas brasileiras fecham US$ 900 mil em negócios em feira na Alemanha

Artesãs brasileiras levam moda sustentável para feira de orgânicos na Alemanha

Inpi divulga lista das instituições brasileiras que mais pedem patentes

Enxaqueca atinge a 11% das crianças brasileiras de 7 a 15 anos

Camata diz que escolas brasileiras pregam comunismo às crianças