Vinícolas brasileiras fecham US$ 900 mil em negócios em feira na Alemanha
Um total de onze vinícolas brasileiras participaram nesta semana da ProWein, uma das mais importantes feiras de vinhos da Europa, em Düsseldorf, na Alemanha, e fecharam 249 contatos de negócios no evento. Nas rodadas comerciais da feira, as empresas prospectaram um total US$ 900 mil em negócios para os próximos 12 meses.
As vinícolas fazem parte do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil. Segundo a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, o resultado aponta uma média de 22 contatos por empresa participante da feira. “Este ano a feira teve menos movimento, porém, os contatos foram mais qualificados, mais profissionais”, conta Andreia.
A grande novidade da participação do Wines of Brasil na Alemanha este ano foi o espaço de degustação dos produtos que estavam sendo apresentados na feira, aberta somente para profissionais especializados. O evento de degustação dos vinhos brasileiros reuniu 150 pessoas, entre jornalistas, importadores, sommeliers e público em geral.
Dos 35 restaurantes que integraram o programa ProWein Goes City, o que acolheu os vinhos do Brasil foi o mais visitado e com maior numero de jornalistas presentes. “No próximo ano, queremos realizar este mesmo evento em outros restaurantes da cidade”, revela.
O Wines of Brasil ainda planeja realizar duas degustações de vinhos brasileiros na Alemanha em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). As cidades de Frankfurt e Hamburgo devem receber os eventos no segundo semestre. “A ideia é buscar uma maior aproximação com o trade em busca da consolidação da marca dos vinhos brasileiros neste mercado tão importante”, explica Andreia.
Em 2006, as empresas integrantes do Wines of Brasil venderam US$ 160 mil à Alemanha. No ano seguinte, o valor passou para US$ 237 mil.
Em 2008, ocorreu um salto para US$ 355 mil e em 2009 a Alemanha comprou US$ 368 mil em vinhos e espumantes brasileiros. Em 2010, houve um recuo, para US$ 226 mil, mas o preço médio por litro passou de US$ 2,58 (em 2009) para US$ 3,44 (no ano passado).
Fonte:
Apex-Brasil
01/04/2011 12:02
Artigos Relacionados
Empresas brasileiras fecham negócios estimados em R$ 1,1 bi em Paris
Marcas brasileiras fecham negócios no Salão Internacional da Moda de Madri
Artesãs brasileiras levam moda sustentável para feira de orgânicos na Alemanha
Vinícolas brasileiras participam de congresso sobre mudança climática e vinho na Espanha
Redes varejistas mundiais fecham US$ 51 mi em negócios no Brasil
Empresas de chocolates fecham US$ 300 mil em negócios durante missão em Chicago