Senadores querem debater má qualidade da telefonia celular no Plenário




Sérgio Sousa (D): "sinal de celular no Brasil é uma tragédia"

VEJA MAIS

Durante a reunião desta terça-feira (1º), na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicações e Informática (CCT), os senadores reclamaram da baixa qualidade de sinal da telefonia celular no Brasil. Iniciada pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR), a discussão levou à sugestão de debater o tema no plenário do Senado, pedido que ainda será apresentado ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também sugeriu que a CCT participe da audiência pública que será realizada nesta quarta-feira (2) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para debater o tema “Telecomunicações – Governança, Desafios Operacionais, Segurança e Visão de Futuro”. O convidado da audiência é o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva.

– A ideia é exatamente debater esse tema com ele. Cobrar do ministério quais são as providências – afirmou Pinheiro.

O senador Sérgio Souza disse que, no último final de semana, em Foz do Iguaçu, houve um “torneio de arremesso de celular”, para que os cidadãos manifestassem sua indignação com a baixa qualidade do sinal.

– Está realmente uma tragédia o sinal de celular no Brasil. Fazer por celular a comunicação de dados (internet), então, é pior ainda – reclamou o senador.

O presidente da CCT, senador Zezé Perrella (PDT-MG), relatou suas experiências negativas com o celular, entre elas a falta de sinal no estádio Mané Garrincha, em Brasília, durante o jogo Brasil e Japão, na Copa das Confederações. Perrella disse que, se soubesse do torneio de arremesso de celular, teria participado.

– Ontem eu estava em Brasília e pensei: o telefone aqui em Brasília está muito ruim. Fui para Belo Horizonte. Lá está pior ainda, não se fala – disse.

A senadora Angela Portela (PT-RR) também contou que ficou o final de semana inteiro sem sinal no celular em Roraima. A senadora relatou a audiência realizada na semana passada na CCT sobre telecomunicações e disse discordar do argumento das operadoras de que as prefeituras estariam dificultando a instalação de antenas.

– Eu acho que pode ser um caso pontual, mas não é uma questão generalizada. Eu acho inconcebível esse tipo de argumento – afirmou.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sugeriu que, para a sessão de debate no Plenário, sejam chamados representantes dos consumidores, como o Procon e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), além do ministro da Comunicações, de dirigentes das operadoras e da direção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).



01/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores debatem falhas da telefonia celular

Senadores querem discutir falhas no serviço de telefonia

Senadores querem debater demissão de dirigentes sindicais

Senadores querem debater Plano Nacional de Direitos Humanos

Senadores querem debater propriedade de veículos de comunicação por parlamentares

Senadores querem debater atuais limites entre estados