Senadores querem discutir mecanismos de controle de gastos da Copa de 2014



Com a finalidade de acompanhar melhor os gastos públicos relacionados com a Copa do Mundo de Futebol de 2014, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou a realização de uma audiência pública para discutir mecanismos de controle de investimentos para a realização do evento. Devem ser convidados para o debate com representantes da Procuradoria Geral da República e de tribunais de contas da União e de estados e municípios nos quais serão realizados jogos.

Na justificação da matéria, a autora, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), explica que também sugere que seja acompanhado o cumprimento de prazos e de orçamentos. Conforme afirmou, nos jogos Pan-Americanos de 2007 houve um "estouro" de orçamento, o que precisa ser evitado na Copa do Mundo.

O presidente da Comissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES), lembrou que já foi criada uma subcomissão, no âmbito da CMA, justamente para acompanhar as operações relativas à Copa 2014.

Gestão das águas

A CMA também aprovou requerimento propondo a realização de audiência pública para discutir o uso de águas superficiais e subterrâneas do território brasileiro, sua titularidade e responsabilidade administrativa e de gerenciamento.

O requerimento foi apresentado por Casagrande, que sugeriu como convidados os presidentes da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, e da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Everton Luiz da Costa Souza, bem o coordenador do Fórum Nacional dos Órgãos Gestores de Recursos ídricos de Recursos Hídricos, Júlio César de Sá Rocha.

A Comissão aprovou, ainda, a realização de uma terceira audiência pública, para instruir o PLS 489/2008, que altera regras para rótulos de embalagens de alimentos industrializados, obrigando que seja informado ao consumidor a composição nutricional dos produtos. O requerimento é de autoria do senador Jefferson Praia (PDT-AM).

11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado e Câmara lançam portal de controle de gastos da Copa 2014 na Internet

Comissão fará seminário para discutir controle ambiental na Copa do Mundo de 2014

TCU e CGU querem ampliar transparência dos gastos para a Copa do Mundo

Comissão promove ciclo de debates para discutir controle de gastos públicos

Comissão promove ciclo de debates para discutir controle de gastos públicos

Senadores querem informações sobre gastos da Presidência