Senadores querem ouvir Aldo Rebelo sobre reforma do Código Florestal



Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovaram na manhã desta quinta-feira (24) a realização de audiência pública com o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator na Câmara do projeto (PL 1.876/1999) que reformula o Código Florestal brasileiro (Lei 4.771/1965). O debate acontecerá na próxima semana e será realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

VEJA MAIS

Autor do requerimento propondo o debate e presidente da CRA, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), considera importante que os senadores conheçam as propostas contidas no voto que está sendo apresentado por Aldo Rebelo aos deputados.

Ainda sobre o mesmo tema, foi aprovado na reunião desta quinta-feira requerimento da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) para realização de um ciclo de debates sobre diversos aspectos envolvidos na reforma do Código Florestal. A senadora também sugeriu que as discussões ocorram em conjunto com a CMA, que já aprovou a realização de audiências públicas para discutir o assunto com diversos convidados.

- Penso que seria uma economia de tempo se juntássemos o esforço desta Comissão de Agricultura e Reforma Agrária com a Comissão de Meio Ambiente, que já começou o exame desse assunto, um debate bastante polêmico que está em exame na Câmara dos Deputados - frisou Ana Amélia.

No debate da matéria, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) considerou a mudança no código "um dos temas mais relevantes deste ano no Congresso". Também a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ressaltou a importância do debate e defendeu o esforço conjunto para superar as divergências existentes.

- Não temos um movimento de agricultores contra o meio ambiente e de ambientalistas contra a agricultura. Vivemos no mesmo planeta e temos que dar conta da situação juntos ­ - opinou a senadora.

Concordando com as preocupações de Gleisi Hoffmann, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) defendeu o trabalho feito por Aldo Rebelo. Ao se pronunciar sobre o tema, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) opinou que a União deveria definir apenas as normas gerais sobre questões ambientais e os estados traçariam as normas específicas.



24/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aldo Rebelo participa de debate sobre reforma do Código Florestal

Tem início debate com Aldo Rebelo sobre Código Florestal

Comissões ouvirão Aldo Rebelo sobre projeto do novo Código Florestal

Novo Código Florestal deve servir ao país, diz Aldo Rebelo

Pesquisadores criticam texto de Aldo Rebelo para novo Código Florestal

Waldemir Moka defende atuação de Aldo Rebelo na relatoria do Código Florestal