Senadores ressaltam dimensão histórica do Parlamento do Mercosul
A dimensão histórica da realização das primeiras sessões do Parlamento do Mercosul foi ressaltada por senadores brasileiros durante a reunião desta terça-feira (8), realizada em Montevidéu. Na opinião desses parlamentares, este é o momento adequado para garantir uma maior aproximação política entre os países que compõem o bloco.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse não entender o motivo pelo qual a imprensa estaria vendo "com antipatia" o nascimento do novo parlamento. Ele revelou sua surpresa, por exemplo, ao constatar que a notícia a respeito da realização da primeira sessão, em Montevidéu, havia recebido apenas uma pequena menção na primeira página do principal jornal uruguaio, El País.
Depois de lembrar o período de grande afastamento entre os países da América do Sul, quando havia ditaduras militares por quase todo o subcontinente, Simon defendeu como modelo a integração da Europa. O senador lembrou ainda a existência, na região, de recursos naturais abundantes. E perguntou por que, até hoje, não prevalece entre os sul-americanos o mesmo espírito de entendimento a seu ver existente na Europa.
- Isto vai se constituir aqui no Parlamento do Mercosul - antecipou Simon.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) considerou um "marco histórico" a realização da primeira sessão do novo parlamento. Muitas vezes, observou, os parlamentares se perguntam que tratamento será dado a um fato pela imprensa. Sempre haverá manchetes negativas, de acordo com o senador.
- O mais importante é consolidar o Parlamento do Mercosul como grande caixa de ressonância da sociedade - sustentou Inácio Arruda.
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), por sua vez, apontou a presença de poucas mulheres no novo parlamento, assim como nos parlamentos nacionais de cada integrante do Mercosul. A seu ver, a integração tem que ocorrer também nas questões relativas a gênero.
- A participação feminina é importantíssima, na busca de garantia de mesmos direitos e oportunidades para as mulheres - afirmou Marisa.
08/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Contribuição da Venezuela para consolidar Parlamento do Mercosul divide senadores
Senadores participam de reunião no Chile para definir criação de Parlamento do Mercosul
Carta de Montevidéu destaca intenção de aprofundar dimensão política do Mercosul
Senadores indicados para representar o Brasil no Parlamento do Mercosul querem integração mais ampla
Zambiasi preside reunião histórica do Mercosul
SENADORES RESSALTAM IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO