Senadores ressaltam importância do ensino fundamental



"O Brasil precisa encarar este grande desafio que é priorizar o ensino fundamental, pois ele dá base para que o cidadão prospere." Essa é opinião do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que participou, nesta quarta-feira (26), de uma audiência pública destinada a analisar os instrumentos de avaliação elaborados e aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e a possibilidade de os alunos de instituições ainda não avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho (Enade) terem acesso ao financiamento estudantil (Fies).

A opinião é compartilhada pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), para quem não só a educação fundamental, mas também o ensino médio precisam melhorar.

- Não adianta discutir ensino superior se não atacarmos toda a educação básica. O ensino fundamental está melhorando, mas o ensino médio está uma lástima - ressaltou a parlamentar, que é professora.

Já o senador Romeu Tuma (PTB-SP) afirmou que os sistemas de avaliação do MEC não podem basear-se somente nos indicadores obtidos com base em notas de provas. Para ele, é preciso também mensurar os recursos materiais e tecnológicos disponíveis nas instituições de ensino.

A audiência foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O autor do requerimento para a realização dos debates é o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que presidiu a reunião.



26/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES RESSALTAM IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO

Senadores ressaltam importância de Marina nas eleições

SENADORES RESSALTAM IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA

Senadores ressaltam importância de experiência como vereadores

SENADORES RESSALTAM IMPORTÂNCIA DE FIXAR DIREITOS DOS CONTRIBUINTES

DIVERGÊNCIAS À PARTE, SENADORES RESSALTAM IMPORTÂNCIA DO PT NA POLÍTICA NACIONAL